Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nacional de Brasília completa 59 anos com programação especial

No dia do aniversário da emissora, EBC inaugura exposição que mostra a recriação de um estúdio da Rádio Nacional dos anos 1970/1980

Especiais

No AR em 30/05/2017 - 16:08

No dia 31 de maio, a Rádio Nacional de Brasília completa 59 anos levando à capital e a todo o Brasil informação de qualidade, música e cultura. No dia das comemorações, a emissora brindará os ouvintes com uma programação especial. Historiadores, comunicadores, políticos e artistas falarão sobre a relação da emissora com suas trajetórias e as contribuições da rádio para a cidade.

A festa também reserva um presente especial: a inauguração da exposição “A Voz do Coração do Brasil”, que traz a recriação de um estúdio da Rádio Nacional dos anos 1970/1980. A exposição mobilizou várias áreas da EBC, que, desde o início deste ano, trabalharam em pesquisas, buscas e recuperação da história da emissora e restauração de equipamentos da época. A recriação do estúdio é a execução da primeira etapa do projeto, que integra o plano de trabalho de 2017 da Gerência Executiva de Comunicação, de montar na sede da EBC uma exposição permanente para contar a história dos veículos que formam a Empresa.

No dia da celebração, logo cedo, a partir das 8h, a homenagem começará sob a batuta dos apresentadores Valter Lima, Miguelzinho Martins, Marcelo Ferreira, Andhrea Tavares, André Luiz Mendes, Bruno Mendes e Mara Régia. Para acompanhar a programação, a EBC receberá um grupo de 40 estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional 01 do Cruzeiro Velho, além de convidados e ouvintes. Os historiadores, escritores e jornalistas Ronaldo Costa Couto e Adirson Vasconcelos estarão no estúdio para falar sobre a relação entre Brasília e a Rádio Nacional.

Às 9h, haverá a participação, no estúdio, de um dos funcionários mais antigos da Rádio Nacional: Ivo Villela. Desde 1957 na emissora, Villela trabalha atualmente como técnico de manutenção no Parque de Transmissões de Alta Potência do Rodeador. “Como técnico, ajudei na montagem e manutenção da Rádio”, recorda. Ele vai falar sobre o que vivenciou nas quase seis décadas de serviços prestados à comunicação pública. Além de Ivo, Francisco Nunes, ex-funcionário que esteve na primeira equipe da Central do Ouvinte, contará ao vivo como foi a experiência de trabalhar fazendo a ponte entre público e apresentadores da Nacional.

Às 11h, a rádio entrevistará o Secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, que vai contar como a emissora contribui para fomentar a produção e a cultura popular na cidade. Ele também recordará a trajetória da irmã, Bia Reis, radialista na emissora durante 22 anos e falecida em 2012. Durante esse tempo, Bia esteve a frente dos programas Memória Musical e Projeto Brasília e fez entrevistas com grandes personalidades como Chico Buarque, Tom Jobim e Grande Otelo.

Clique no player abaixo e acompanhe ao vivo a programação de aniversário:

 

Música e Cultura

Para finalizar a programação da manhã, a cantora Myrlla Muniz mostrará seu talento. Radicada em Brasília desde 1992, a cearense integrou a Orquestra Jovem de Brasília e a Orquestra Filarmônica de Brasília.

A partir das 14h, a apresentação fica a cargo do time Márcia Dias, Magda Calipo, Mc Brown, Maurício Rabelo, José Nery, Fátima Santos, Solimar Luz, Giovanni Motta, Luciano Barroso, Carlos Moreira, Priscila Crispi e Isabela Azevedo.

Às 15h, Braulina Mendes Carvalho, pioneira que chegou em Brasília em 1957 com a sua mãe Epifânia Maria de Jesus Mendes, vai contar algumas das histórias colecionadas durante todo esse período em que acompanhou o crescimento da cidade e da emissora. Desde a última quarta-feira até o dia do aniversário, sempre às 16h10, a emissora reprisará a radionovela Mudando Vidas, Fazendo História, que conta a trajetória da Nacional.

A partir das 16h, o forró entrará nas comemorações com o grupo Trio Siridó e o cantor Almirante Aboiador. Depois, o Coral da Alegria integrará a programação com músicas que homenageiam a trajetória da Nacional. O grupo foi criado em 2001 com o objetivo de aliviar tensões por meio da música. Logo em seguida, a sambista Dhi Ribeiro mostrará um pouco do seu repertório desenvolvido em carreira solo e no grupo vocal feminino Nós Negras, que homenageia grandes divas do samba brasileiro. Carioca de Nilópolis, cresceu em Salvador e radicou-se em Brasília em 1993.

Histórico

A Rádio Nacional de Brasília foi inaugurada no dia 31 de maio de 1958, quando a cidade ainda estava em construção, iniciando as transmissões como forma de apoio à nova capital do país. A emissora era um dos principais meios de comunicação dos primeiros candangos. A partir da inauguração da capital, a emissora passou a funcionar no Setor de Rádio e TV, na quadra 701 sul. Logo no início, também começou a entrar em rede com a já veterana Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Nas décadas seguintes, a emissora conquistou a respeitabilidade de uma grande prestadora de serviços para a população, em especial em Brasília e nas cidades do entorno do Distrito Federal. De lá para cá, a Nacional tornou-se a geradora do sinal da Voz do Brasil, em 1989. As transmissões via satélite começaram na década de 1990, quando a Nacional foi responsável pela transmissão da Copa do Mundo de 1994. A emissora foi a primeira a implantar um serviço 0800, em 1997, além de ter realizado a cobertura e transmissão da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, realizadas no Brasil.

Criado em 30/05/2017 - 16:08

Mais do programa