Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC AM do Rio de Janeiro completa 95 anos no ar

Emissora é a mais antiga do País, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto

Especiais

No AR em 04/09/2018 - 17:26

Nesta sexta-feira (7), a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro completa 95 anos no ar. A emissora foi criada pelo antropólogo Edgar Roquette-Pinto um ano após a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. O evento que ocorreu em 7 de setembro de 1922 na Praia Vermelha, comemorava o Centenário da Independência do Brasil.

No dia 20 de abril de 1923, Roquette e Henrique Morize, presidente da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Observatório do Rio de Janeiro, lançaram a ata de fundação da emissora e, logo, mais de trezentos sócios-efetivos e associados a subscreveram. No dia primeiro de maio de 1923 a Rádio Sociedade fez sua primeira transmissão experimental. No dia 7 de setembro, a Rádio Sociedade entrou definitivamente no ar, com o prefixo PRA-A. Foi também em um 7 de setembro, mas de 1936, que a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro passou a se chamar Rádio Ministério da Educação e, depois, Rádio MEC.

Roquette-Pinto ainda a dirigiu até 1937, quando foi substituído por Fernando Tude de Sousa. 

MEC RIO 95 ANOS



Para comemorar a data, a Rádio MEC do Rio de Janeiro lança nesta sexta-feira nova identidade visual e sonora com o slogan "A Primeira do Brasil". A trilha da emissora é composta por Hermeto Pascoal. Veja acima a nova marca da rádio e ouça no player uma das novas vinhetas da nossa programação.

Criado em 04/09/2018 - 17:26

Mais do programa