Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os impactos da assistência farmacêutica na saúde da população

Ouça a entrevista com o farmacêutico-bioquímico Éverton Borges

No AR em 14/09/2017 - 13:36

O Falando Francamente comenta os impactos da assistência farmacêutica na saúde da população e no planejamento financeiro dos municípios. O entrevistado é o farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Éverton Borges.

Ouça a entrevista no player abaixo:

Segundo ele, a assistência famarcêutica envolve a gestão da logística dos medicamentos e o cuidado com o paciente.

Hoje a assistência famarcêutica tem um grande impacto nas contas dos municípios e da União, perdendo apenas para os investimentos em recursos humanos, de acordo com Éverton.

Para enfrentar a crise financeira e a diminução de investimentos no setor da saúde, é necessária uma reorganização da assistência farmacêutica, com planejamento adequado.

Expectativa de vida

Com o crescimento da expectativa de vida, o serviço de saúde precisa acompanhar esse envelhecimento da população. Esse fator demanda mais recursos para medicamentos, já que o uso aumenta nessa idade. No entanto, essa demanda precisa ser racional, afirmou o farmacêutico.

 

"Não adianta a gente colocar esses medicamentos nas mãos desses pacientes se eles não souberem usá-los adequadamente. Precisamos ter um acompanhamento", declarou Éverton.

 

O Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, ás 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

 

Criado em 14/09/2017 - 13:41