Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

UTI de Hospital de Ceilândia zera casos de pneumonia

O acompanhamento de dentistas aos pacientes foi fundamental para atingir o resultado, pois o uso continuado do respirador mecânico pela boca leva a infecções respiratórias

No AR em 18/09/2017 - 15:49

O acompanhamento de dentistas aos pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal, conseguiu zerar os casos de pneumonia associados ao uso do respirador mecânico. Em entrevista à apresentadora do programa Falando Francamente, Artemisa Azevedo, o presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (Inbravisa),Rui Damenhainn, explica que o uso contínuo do respirador facilita a entrada de bactérias que provocam infecções pulmonares que podem levar à morte. Por isso a importância de ter um profissional de odontologia nas UTIs.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

O atendimento começou há seis anos. De lá pra cá os casos de infecções pulmonares decorrentes da ventilação mecânica foram diminuindo ano a ano. Nos últimos treze meses, nenhuma morte foi registrada. No dia 12 de setembro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou o resultado satisfatório da atuação dos dentistas informando que ampliou a presença desses profissionais para as UTIs de outros hospitais. Segundo a Secretaria, “o dentista faz avaliação diária dos pacientes, remoção de placa bacteriana visível, eliminação de focos infecciosos, extrações e restaurações, diagnósticos de doenças diversas e supervisão do protocolo de higiene bucal executado pela equipe de enfermagem”.

Dentista
Foto: Pixabay/ CC

 

 

 

Criado em 18/09/2017 - 16:08