Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médico comenta riscos do hipotireoidismo durante a gravidez

O endocrinologista José Augusto esclareceu o que acarreta a doença e porque ela pode ser prejudicial ao desenvolvimento do bebê

No AR em 23/02/2018 - 13:22

No quadro Alô Doutor, do programa Falando Francamente, Artemisa Azevedo conversou com o médico endocrinologista José Augusto Sgarbi e o assunto foi hipotireoidismo na gravidez.

Ouça a entrevista completa:

A tireóide é uma glándula responsável pelo controle de todas as funções orgânicas. "Eu costumo dizer que a tireóide funciona como se fosse um maestro de uma orquestra, que faz com que os músicos toquem em harmonia, e é o que esse órgão faz no nosso organismo", ilustra o médico. 

Ela controla o ritmo cardíaco, a função renal, o ritmo que o cérebro trabalha. Os hormônios da tireóide atuam em todas as fases da vida. "Quando a tireóide diminui a produção desses hormônios aparece o hipotireoidismo", explica. "A causa mais frequente é auto-imune, ou seja, quando o nosso organismo produz um anticorpo que não reconhece a tireóide é chamado de tireoidite de haschimoto".

A doença é muito mais comum nas mulheres do que nos homens e, se não tratada durante a gravidez pode acarretar que o bebê nasça com alguma forma de retardo mental. "Os hormônios produzidos pela glândula são essenciais parar o desenvolvimento neurológico do feto, o que ocorre nas primeiras doze semanas da gravidez", esclarece o médico.

Ele diz que a alteração no tireóide acontece em cerca de 6% das gestantes e, se possível, deve ser identificado e tratado ainda na fase de planejamento da gravidez. "Nesse caso ela deve fazer um exame da tireóide logo no início da gestação", recomenda. "Esse transtorno precisa ser diagnósticado para que seja precocemente tratado, tanto para evitar o abortamento precoce e natimortalidade, quanto para evitar prejuízos para o desenvolvimento neurológico da criança".

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também, de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 23/02/2018 - 13:24