Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Medicamentos genéricos são opção de custo menor e mesma eficácia

A grande vantagem do medicamento genérico é o preço. A diferença em relação ao remédio de marca pode variar de 35% a 90%

No AR em 07/03/2018 - 15:00

O programa Falando Francamente conversou com o farmacêutico Felipe Nunes, que falou sobre medicamentos genéricos.

medicamentos


Medicamentos de referência são aqueles produtos inovadores, geralmente os primeiros a ser desenvolvidos e registrados no país para determinada indicação clínica. O processo de liberação desse tipo de medicamento é longo, passando por testes com animais até chegar aos testes com humanos. Investimentos em pesquisa e marketing fazem com que esses medicamentos fiquem mais caros para o consumidor.

Os remédios de referência tambem são protegidos por propriedade intelecutal, que varia de dez a vinte anos, quando a patente do princípio ativo expira e as indústrias já podem começar a produzi-los com a mesma substância ativa. Esses são os medicamentos genéricos, mais baratos porque não passaram pelo processo de pesquisa e liberação para chegar ao consumidor. A eficácia terapêutica do genérico e do medicamento de referência deve ser a mesma. 

A grande vantagem do medicamento genérico é o preço. A diferença em relação ao remédio de marca pode variar de 35% a 90%. 

Felipe Nunes fala sobre essas diferenças entre rémedios genéricos e de referência e quando pode-se ou não substituir o medicamento de referência por um genérico ou similar. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia

Criado em 08/03/2018 - 14:02