Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falando Francamente tira dúvidas sobre Salário Maternidade

Ouça a entrevista com Adriele Pascoal, do INSS de Rondônia

No AR em 16/03/2018 - 14:48

No quadro Jornal da Previdência, do programa Falando Francamente dessa quinta feira (14), Artemisa Azevedo conversou sobre Salário Maternidade com Adriele Pascoal, Gestora da Seção de Reconhecimento de Direitos da Gerência Executiva do INSS de Rondônia.

Adriele tirou dúvidas sobre os documentos necessários para a mulher que quer receber o salário maternidade e quais os procedimentos necessários para requisitar o benefício. "O salário maternidade para as empregadas é requerido na própria empresa onde ela trabalha, onde ela vai entregar a certidão de nascimento do bebê", explica.

"No INSS, que é o caso de quem está desempregada, das contribuintes individuais, facultativas, segurada especial elas tem que trazer seus documentos pessoais, carteiras de trabalho o comprovante de recolhimento." A mulher precisa dar entrada no pedido em até 28 dias antes do parto.

O Salário Maternidade é pago por 120 dias a partir do nascimento da criança. O período também vale para casos de adoção, esclarece Adriele. A valor do benefício varia de acordo com a categoria de segurada em que a mulher se encaixa. 

Ouça a entrevista completa:

 

Criado em 16/03/2018 - 14:56