Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Farmacêutico fala sobre pontos fortes e fracos do SUS

Francisco Batista, que participou da elaboração do sistema, reflete sobre as conquistas e o que ainda é necessário ser feito

No AR em 29/03/2018 - 14:16

Carlos Moreira conversou no programa Falando Francamente com o farmacêutico hospitalar Francisco Batista. O assunto foi o Sistema Único de Saúde (SUS), sob um aspecto sanitário e social.

"O que nós temos de sistema de saúde poucos países têm", falou o farmacêutico. "É verdade que temos muitas dificuldades. Ao mesmo tempo não podemos perder de vista que a diferença que existe no Brasil de hoje graças ao SUS e ao que havia antes é grande."

Francisco ressalta os avanços alcançados pelo SUS desde que foi implantado. "Conseguimos erradicar moléstias no Brasil, pusemos em prática um projeto de vacinas que é exemplo para todo mundo e vivemos um atendimento de HIV/AIDS que nenhum país do mundo faz coisa semelhante", enumera.

O farmacêutico, que participou da elaboração do sistema ainda na década de 80, diz que o grande problema do SUS não é apenas o subfinanciamento, mas o modelo com o qual foi implantado. "Os nossos adversários conseguiram fazer um SUS bem diferente daquilo que a gente pensou e aprovou", pontua. 

Ouça a entrevista completa:

Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia

Criado em 29/03/2018 - 14:18