Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha alerta para perigos dos fogos de artifício

Coordenador da campanha “Fogos de Artifício: um espetáculo perigoso”

Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, o coordenador da campanha “Fogos de Artifício: um espetáculo perigoso”, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Bruno Gobato, que falou aos ouvintes sobre os perigos dos fogos de artifícios.

 

Segundo ele, durante as festas juninas e julinas, o percentual de acidentes com os artefatos aumenta, sendo que 25 % dos acidentados, infelizmente, são crianças. Na maioria, as sequelas vão ficar para o resto da vida.

 

A campanha “Fogos de Artifício: um espetáculo perigoso” alerta para o uso correto dos fogos, para a escolha correta dos locais de compra (não comprar nunca fogos de fabricação caseira) e orienta como dar o primeiro antedimento ao acidentado. Bruno Gobato explicou que a campanha conta com vídeo educativo e folders com orientações. Ele lembra que bebida não combina com fogos de artifícios e estes não podem ser manuseados por crianças.

 

O coordenador disse, ainda, que sobre muitas outras coisas não temos controle. Mas, sobre os fogos, sim. “Basta não comprar, não manusear”. Os acidentes com fogos acontecem mais no Norte e no Nordeste do Brasil, regiões onde a frequência de festas juninas e julinas é maior.

 

Ouça outras edições do Falando Francamente

 

Enquanto que no resto do país acontecem, em média, 50 acidentes por estado, no Norte e Nordeste chegam a 200 por estado. Gobato lembra que balão, nem pensar. "São  ilegais. Soltar balão é crime”.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa Falando Francamente vai ao ar na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.



Criado em 03/07/2015 - 13:33 e atualizado em 03/07/2015 - 10:02