Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça composições de Weber e Poulenc no Harmonia

As estreias de O Franco Atirador, de Weber, e de Aubade, de Poulenc, expõem as peculiaridades de cada músico

Harmonia

No AR em 16/09/2020 - 17:27

O Harmonia desta quinta-feira (17), às 20h, destaca as estreias de O Franco Atirador, de Weber, a primeira ópera romântica alemã, em 1821. E de Aubade, Concerto para piano e 18 instrumentos, de Poulenc, em 1929.

Carl Maria Von Weber desde cedo conviveu com o ambiente de uma companhia teatral, e, por isso, adquiriu conhecimentos preciosos, valorizando muito a cenografia em suas óperas. Weber se interessava por pintura, literatura e litografia, e antes mesmo de Wagner, concebia a música dramática como uma união harmônica entre as artes. Segundo o próprio Wagner, Weber foi o verdadeiro criador da ópera romântica alemã, e a primeira foi O Franco Atirador que estreou em Berlim, em 1821.

Vamos ouvir uma seleção de peças da ópera O Franco Atirador, de Carl Maria Von Weber. Inicialmente a abertura e, a seguir, a fantasia para clarineta e piano sobre temas de O Franco Atirador. Encerrando a seleção da ópera O Franco Atirador, de Weber,  duas árias e o coro dos caçadores.

Aubade, de Poulenc é peça única no repertório clássico, e é um concerto coreográfico para piano e 18 instrumentos. Foi encomendada pelos amigos do compositor Marie-Laure (Marrí Lór) e Charles de Noailles (Noáie), donos de uma sala de música em Paris. O trabalho de Poulenc foi concebido como música de balé, mas hoje é considerado um concerto para piano. O próprio compositor projetou o cenário do balé, cujo tema é a solidão das mulheres, protagonizada pela deusa Diana.

A peça é uma mistura curiosa de concerto para piano, balé e música de câmara.

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Sidney Ferreira

Ouça a rádio MEC FM no player.

Criado em 17/09/2020 - 20:00

Mais do programa