Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samuel Barber é a atração do Harmonia de hoje

O Concerto para Piano e Orquestra, opus 38, do compositor, recebeu o Pulitzer de Música em 1962

Harmonia

No AR em 24/09/2020 - 21:33

O harmonia destaca o concerto para piano e orquestra, Opus 38, de Samuel Barber, que estreou em 24 de setembro de 1962. A primeira apresentação do concerto para piano de Barber foi nas festividades de abertura do Philarmonic Hall. O primeiro dos edifícios do Lincoln Center, em Manhattan, faz parte de um complexo de trinta instalações hectares em mais de seis hectares no bairro de Lincol Square, em Nova York.

O concerto de Barber foi uma encomenda da editora de música Schirmer pelos cem anos de fundação. Barber começou a trabalhar na obra em março de 1960, e o pianista John Browning foi escolhido para ser o solista desde o início.

O Concerto para Piano e Orquestra de Barber, foi muito bem recebido pela crítica e o autor recebeu seu segundo prêmio Pulitzer em 1963, e o Music Critics Circle Award no ano seguinte, em 1964.    

Vamos conferir o Concerto para Piano, de Samuel Barber, que hoje completa 58 anos de sua primeira apresentação no Lincoln Center em Nova York, tendo como solista John Browning, o mesmo que iremos ouvir agora a frente da orquestra de Saint Louis, regida por Leonard Slatkin.

Depois, o Adágio para Cordas, sem dúvida, uma das obras mais conhecidas de Barber, e que recebeu, em 1936, arranjo para orquestra de cordas a partir do segundo movimento do seu quarteto Opus 11. Em seguida, vamos ouvir a Canzonetta para Oboé e Orquestra de Cordas.

O harmonia desta noite homenageou a obra do compositor Samuel Barber, destacando o concerto para piano e orquestra que estreou nesta data em 1962, no Lincoln Center, em Nova York.
 

Criado em 24/09/2020 - 21:33

Mais do programa