Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival de Montreux é o destaque do Jazz Livre!

Performances marcantes de brasileiros e estrangeiros na história do evento estão presentes no programa desta terça

Jazz Livre!

No AR em 18/07/2017 - 23:00

O Jazz Livre! desta terça (18) conta um pouco da história do Festival de Jazz de Montreux e pontua performances marcantes ao longo da vida do evento. O Festival completa 51 anos de existência e continua reforçando a essência do projeto: grandes concertos, incríveis colaborações artísticas, muita audácia, projetos ambiciosos, entre outros pontos positivos da iniciativa.

E um dos músicos brasileiros mais ilustres que fizeram história no evento foi Hermeto Pascoal. Em álbum de 1979, Hermeto registrou sua performance no evento que ficou marcado também pela parceria com Elis Regina, na música "Asa branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Na edição de 2017, que aconteceu entre 30 de junho e 15 de julho, nosso destaque é o pianista e arranjador Salomão Soares. Nascido e criado no interior da Paraíba, Salomão construiu sua carreira em São Paulo, onde vive desde os 26 anos. Ele traz na bagagem uma vasta experiência em suas criações. Trabalhou com Filó Machado, Gabriel Grossi, Lilian Carmona, além de Hermeto Pascoal, sua referência musical e um dos seus principais ídolos. Foi dedicada a ela, a música "Boizinho universal", presente em Montreux este ano.//

Outra cantora brasileira que marcou presença no Festival foi Tulipa Ruiz. Ela falou sobre a sua participação no evento em 2013 que contou com a presença de Cláudia Leitte e Gal Costa no mesmo palco. Ainda em 2013, vamos relembrar a participação de Gal Costa. Uma das maiores cantoras do país, ela interpretou uma versão bem jazzística de "Divino, maravilhoso", de autoria de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 2012, outro destaque brasileiro no evento foi o compositor, pianista e produtor musical Sergio Mendes.

Bill Evans é uma das lendas do jazz mundial e também marcou presença no Festival de Jazz de Montreux. A participação do pianista no evento resultou em um álbum de 1968, chamado "Bill Evans at the Montreux Jazz Festival. Uma performance curiosa da música é "Autumn leaves" data do ano de 2012, protagonizada pelo cantor Bobby McFerrin e pelo pianista e compositor Chick Corea.

Já que Jazz Livre! fala de lendas nesta semana, o programa também homenageia um dos maiores ícones do jazz mundial: John Coltrane. O saxofonista e compositor de jazz norte-americano completou 50 anos de falecimento no dia 17 de julho deste ano.

Você pode e deve contribuir com o Jazz Livre!: envie sua sugestão para a CAO, a Central de Atendimento ao Ouvinte, pelo telefone 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.

Criado em 17/07/2017 - 19:00 - Episódio 18/07/2017 - Festival de Jazz de Montreux

Mais do programa