Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Illesi e Milena Tibúrcio trazem o ciclo "Essa mulher" para o Jazz Livre!

O programa da Rádio MEC AM apresenta o trabalho autoral das duas compositoras

Jazz Livre!

No AR em 11/07/2017 - 23:00

O Jazz Livre! desta terça (11) dá sequência a uma série de programas especiais sobre o ciclo de compositoras “Essa Mulher”. Uma vez por mês, o Jazz Livre! destaca o trabalho de duas musicistas, suas referências e faz uma seleção musical escolhida por elas.

"Essa Mulher" é um coletivo formado pelas compositoras cariocas Ilessí, Carol Panesi, Aline Gonçalves e Marcela Velon. O grupo visa dar voz às mulheres criadoras e oportunidade ao público de conhecer suas obras, promovendo atividades como: mostras, debates e shows. Também juntam-se ao grupo Manu Cavalaro, Milena Tibúrcio, Paloma Roriz e Kalu Coelho. Para saber mais sobre o projeto e acompanhar a programação, acesse a página no Facebook. O programa destaca, desta vez, Ilessi e Milena Tibúrcio.

Original de Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Ilessi atua como cantora desde 1998, tendo se apresentado em todo Brasil e em países como França, Suécia e Inglaterra. Em 2009, lançou o CD “Brigador - Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro”, com arranjos de Luis Barcelos e um arranjo de Cristóvão Bastos, que também tocaram no disco. O álbum contou com músicos como Amélia Rabello, Daniel Santiago, João Lyra, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Rogério Caetano, entre outros. Já em 2013, em duo com Diogo Sili, lançou o show “Quem me levará sou eu - Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka”. O trabalho apresenta músicas inéditas do compositor carioca já falecido, filho do poeta amazonense Thiago de Mello. Logo após, em fevereiro de 2016, a cantora entrou em estúdio para gravar o CD homônimo à apresentação. Atualmente se prepara para gravar seu segundo disco “Mundo Afora”, com músicas de novos compositores de todas as regiões do Brasil, como Alexandre Andrés, Floriano, Luis Barcelos, Thiago Amud, entre outros.

Compositora, cantora e educadora musical, Milena Tibúrcio é mestre em Música, pela UFRJ, e leciona Educação Musical no Colégio Pedro II desde 2005. Como compositora, participou das trilhas sonoras das peças “Zezinho e o Anjo Marmanjo” (2000), “Presépio de Hilaridades Humanas” (2001/2004); no cinema: em “Celeste e Estrela” (2002) e no curta “As Andanças do Nosso Senhor Sobre a Terra” no episódio “Os Rins da Ovelha” (Animatic, 2004). Teve, ainda, músicas de sua autoria gravadas por Ivan Vilela e Andréa Luisa Teixeira; Rogério Midlej; Juliana Diniz; Paula Nunes; Sandra Duailibe e Cely Curado e Ebinho Cardoso. Foi integrante da Orquestra de Violões de Brasília (2002/2004), que carrega em seu repertório “Valsa para o Guinga”, de sua autoria, com a qual gravou o CD “À Moda Brasileira”. Seu primeiro CD, intitulado Milena Tibúrcio (Independente) foi lançado em 2005, com show no Clube do Choro de Brasília. Posteriormente apresentado no Rio de Janeiro contou com participações do bandolinista Hamilton de Holanda e da compositora Sueli Costa. Já em 2014, formou o grupo Livre União de Autores (LUA) com Ilessi, Luana Dias, Laura Lagub, Carla Capalbo e Iara Ferreira. Em 2015, lançou o single Canto de Mãe, um samba em parceria com Vidal Assis. O single deu nome ao seu novo trabalho, composto por 10 composições autorais. O CD Canto de Mãe teve sua estreia em janeiro de 2016 em Paris, no Bateau El Alamein. No Brasil, foi lançado no Rio de Janeiro em abril no Eco Som Stúdios, com a participação de Rafael dos Anjos, Eduardo Neves, Rômulo Duarte e Rogério Caetano.
 

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.

Criado em 10/07/2017 - 09:00 e atualizado em 12/07/2017 - 17:08 - Episódio 11/07/2017

Mais do programa