Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aline Gonçalves e Marcela Velon trazem o ciclo "Essa mulher" para o Jazz Livre!

O programa da Rádio MEC apresentou o trabalho autoral das duas compositoras e fala sobre o Sonora, ciclo internacional de compositoras

Jazz Livre!

No AR em 29/08/2017 - 23:00

O Jazz Livre! desta terça-feira (29) dá sequência a uma série de programas especiais sobre o ciclo de compositorasEssa Mulher. Uma vez por mês, o Jazz Livre! destaca o trabalho de duas musicistas, suas referências e faz uma seleção musical escolhida por elas.

Ouça o programa no player abaixo:

 

"Essa Mulher" é um coletivo formado pelas compositoras cariocas Ilessí, Carol Panesi, Aline Gonçalves e Marcela Velon. O grupo visa dar voz às mulheres criadoras e oportunidade ao público de conhecer suas obras, promovendo atividades como: mostras, debates e shows. O programa destaca, desta vez, Aline Gonçalves e Marcela Velon.

Aline Gonçalves é flautista e clarinetista, formada em flauta pela UNIRIO e pós-graduada em Educação Musical pelo CBM. Fez parte da Itiberê Orquestra Família por 7 anos, desde sua fundação. Foi convidada em 2002 para gravar o disco "Mundo Verde Esperança", de Hermeto Pascoal e Grupo. De 2005 a 2007, morou no Chile, onde pôde se aproximar da música latino-americana. Tocou com Carlos Malta e Pife Muderno e já dividiu palco com Ivan Lins, Lenine, Aca Seca Trio, Joyce Moreno e Egberto Gismonti.

Marcela Velon começou o contato com a música desde criança. O violão e o piano passaram pela sua carreira, mas foi nas oficinas de Itiberê Zwarg que se descobriu cantora. Em 2006, fundou o grupo Água Viva do qual faz parte até hoje e onde desenvolveu suas habilidades como compositora também. A musicista está em fase de gravação de seu primeiro álbum solo, "Sementeira", onde aparece como compositora em todas as faixas e algumas parcerias com Aluízio Elias, André Grabois, Iara Ferreira, Lucas Dain e Vidal Assis. O CD será lançado em 2018. Contará com arranjos e participações de Sergio Valdeos, Quarteto Maogani, duo Rafael Vernet e Marco Lobo, Bebossa, Aline Gonçalves, Bernardo Aguiar e Renato Braz.

Para saber mais sobre o Sonora, acesse aqui.

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.

Criado em 29/08/2017 - 14:00 - Episódio 29/08/2017

Mais do programa