Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os espaços cariocas para curtir o jazz contemporâneo

No Jazz Livre! desta terça (08) saiba mais sobre o TribOz, The Maze, Beco das Garrafas e Bar Semente

Jazz Livre!

No AR em 07/08/2017 - 19:56

O Jazz Livre! desta terça (08) destaca alguns espaços e séries regulares no Rio de Janeiro para curtir o melhor do jazz carioca. Conheça Triboz, The Maze, Beco das Garrafas e o Bar Semente, algumas das iniciativas espalhadas pela cidade.

O Triboz é um espaço totalmente dedicado ao jazz, seja ele brasileiro ou internacional. Abrigado em um casarão tombado como patrimônio histórico, o Triboz é um local para ouvir os artistas em silêncio. Os protagonistas de cada apresentação são a música e seus intérpretes. Manu Le Prince, cantora e compositora nascida em Paris, se divide entre a França e o Brasil há mais de vinte anos e se apresenta no Triboz no dia 11 de agosto. Com seu timbre particular, Manu dá uma nova interpretação aos standards de jazz e às canções da MPB. O pianista Fernando Merlino também é atração do espaço.

Desde 2005, o The Maze abriga mensalmente uma das mais tradicionais noites de jazz do Rio de Janeiro. Localizado na comunidade Tavares Bastos, no Catete, o espaço foi construído em 1981 como casa da família do artista plástico britânico Bob Nadkarni. Com um público de mais ou menos quatrocentas pessoas por noite, a experiência de escutar o jazz é descontraída. Além das apresentações ao vivo da banda The Maze, é possível circular pelos bares da casa, apreciar as obras de arte, curtir a playlist dos DJs entre as performances e também curtir a vista do mirante do casarão.

O Beco das Garrafas é o nome atribuído a uma travessa sem saída da Rua Duvivier, em Copacabana, que abriga um conjunto de casas noturnas, desde as décadas de 50 e 60. O local ficou marcado por ser um reduto do movimento musical urbano surgido em 1957 - a bossa nova. Ali se apresentavam nomes como Sergio Mendes, Baden Powell, Airto Moreira, Chico Batera, Elis Regina, Sylvia Telles, Dóris Monteiro e Leny Andrade. Em 2014, depois de mais de 40 anos desativado, o Beco das Garrafas foi reaberto e abre espaço para grandes nomes da música brasileira. E, obviamente, o jazz também faz parte desta seleção musical. No programa, confira a música de Ithamara Koorax e Hélio Delmiro.

Desde 1998, na Lapa, o Bar Semente fica bem em frente aos Arcos, e tem uma programação que abraça o samba, a MPB, a música instrumental e o jazz. Espaço para apresentar música nova, o Semente já foi palco de nomes como Yamandu Costa, Teresa Cristina, Nicolas Krassik e o grupo Casuarina. Fechado entre 2003 e 2004, o bar foi reaberto graças à mobilização de músicos e frequentadores, tamanha sua importância no cenário musical. Há 17 anos, as noites de segunda-feira são do violonista Zé Paulo Becker e o Semente Choro e Jazz, dedicadas à música instrumental. A série é tão tradicional que é frequentada por artistas importantes como o guitarrista sul-africano Dave Matthews e o violoncelista Jacques Morelembaum, além de Chico Buarque e Ney Matogrosso.

Ouça no player acima.

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM. Ouça ao vivo pelo player abaixo:

 

Criado em 07/08/2017 - 21:28 - Episódio 08/08/2017 - Espaços cariocas de jazz

Mais do programa