Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o jazz cubano de Bellita no Jazz Livre!

A musicista cubana é bandleader do grupo Jazz Tumbatá

Jazz Livre!

No AR em 26/02/2018 - 17:18

O Jazz Livre! traz para você o primeiro programa de um panorama da música cubana atual; mais especificamente, do jazz cubano, com toda sua riqueza, variações e influências. Os outros dois programas desta série vão ao ar ainda nesta temporada!

O programa traz uma musicista, compositora e cantora consagrada e respeitada em Cuba: Bellita e sua banda Jazz Tumbatá. Ainda desconhecida por aqui, Bellita faz turnês consagradas pelo Canadá e Europa. Ela lidera seu quarteto e também é uma das mulheres de referência para o jazz cubano.

Capa do álbum "Bellita e Jazz Tumabatá"

O grupo se formou em 1995. Tumbatá, nome do grupo, surgiu porque o conjunto utilizava um set de tambores batá, instrumento da cultura Yorubá, localizada na Nigéria. A configuração dos instrumentos já foi modificada e hoje é utilizada uma bateria que sintetiza estes tambores. Desde o início, uma das características marcantes do conjunto é a diversidade sonora e de instrumentos. Curiosamente, alguns dos integrantes tocam mais de um instrumento de uma vez. Essa acuidade técnica chamou a atenção e foi o elemento responsável pela gravação do álbum "Bellita y Jazz Tumbatá", indicado ao Grammy de 1997.

Graduada pelo Instituto Superior de Arte, em Cuba, Bellita, além de intérprete, exerceu o magistério por 14 anos. Dava aulas de “Solfejo e Harmonia”, mas sempre preferiu a música popular. Depois deste período, dedicou-se inteiramente a carreira como instrumentista. Mas como disse em entrevista ao site havanatimes.org.br, “me considero uma artista muito acadêmica, pois a docência me ajuda muito no caminho profissional que percorro atualmente.”

Formação musical:

Bellita Exposito: Piano, lead, vocal, coros, compositora e arranjadora
Miguel Miranda "el Pulpo": Baixo elétrico, percussão menor, coros, arranjador.
Glenda Lopez: flauta, coros, duo de voz em ''Lagrimas Negras''.
Eddy Hernandez: Bateria e percussão.
Reinaldo Larrinaga: Saxofone tenor e clarinete.

O Jazz Livre! vai ao ar às terças-feiras, às 23h, pela Rádio MEC FM, e aos sábados, às 22h, pela Rádio MEC AM.

Criado em 26/02/2018 - 17:32 - Episódio 27/02/2018 - Jazz Cubano 01 - Bellita

Mais do programa