Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC homenageia 85 anos de Nina Simone

O Jazz Livre celebra a vida e obra do ícone do jazz e símbolo do movimento negro norte-americano

Jazz Livre!

No AR em 20/02/2018 - 23:00

O Jazz Livre! desta terça (20) homenageia Nina Simone. No dia 20 de fevereiro de 2018, a cantora completaria 85 anos. Falecida em 2003, ela se tornou símbolo da resistência negra nos Estados Unidos e ícone da música norte-americana, com destaque para o jazz. Além de ser uma intérprete brilhante, era compositora e pianista. O maior sonho de Nina Simone era ser uma concertista. Criança-prodígio, começou a tocar piano aos 3 anos e seguiu seus estudos em música clássica até a idade adulta.

Com mais de 40 discos em toda a carreira, o olhar em retrospectiva revela a diversidade de influências e técnicas na música da musicista. Não só o jazz e a música clássica estavam presentes no seu repertório, mas também a música gospel, os spirituals, o blues, o folk, ritmos africanos e o R&B. As influências musicais da cantora também incluíam os ritmos africanos, sempre presentes em sua obra. Após a morte de Martin Luther King, a pianista se refugiou no exterior. Viveu muitos anos na Libéria, onde esteve em contato com as diversas culturas negras que já admirava.

Se você quiser saber mais sobre Nina Simone, o site oficial da cantora é ninasimone.com. O documentário de Liz Garbus, "What Happened, Miss Simone?", de 2015, está disponível na paltaforma de streaming Netflix. E para ler, há a autobiografia da cantora, "I put a spell on you", de 1991, e também a biografia lançada em 2004, escrita por Sylvia Hampton e David Natha: "Break down and let it all out". O programa apresenta uma seleção musical especial que traz clássicos como "Feeling good", "Don't let me be misunderstood", "Mississippi Goddamn", entre outras canções.

 

NINA SIMONE SORRINDO


Ouça no player abaixo:

O Jazz Livre! vai ao ar às terças-feiras, às 23h, pela Rádio MEC FM, e aos sábados, às 22h, pela Rádio MEC AM.

Criado em 18/02/2018 - 18:13 - Episódio 20/02/2018 - NINA SIMONE

Mais do programa