Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jazz Livre apresenta o CD "Dreamachines" de John Zorn

O Jazz novo de Nova Iorque!

No Jazz Livre! desta terça (30), vamos apresentar um pouco do repertório do compositor e músico norte-americano, John Zorn.


Zorn nasceu no dia 2 de setembro de 1953, em Nova Iorque, desde cedo aprendeu a tocar piano, flauta e violão. Ainda na adolescência tocou baixo em uma banda de “surf music”. Durante muitos anos ele aprendeu sozinho a orquestração e o contraponto, ele transcrevia trilhas de filmes e que juntas com suas composições, viravam verdaderias colagens musicais! Aliás este modo de compor, veio a ser um ponto forte na maneira do John Zorn escrever e pensar a música.

 

Em 1969, Zorn começou a estudar o sax, pois havia descoberto um álbum de Antonhy Braxton, a partir daí ele incorpora elementos do free jazz, da avant-garde e da música experimental, também as trilhas de desenhos animado compostas por Carl Stalling, nessa época foram de grande incentivo para ele.

 

O repertório do CD "Dreamachines", produzido, composto, arranjado e regido por John Zorn, foi lançado em 2013. Este trabalho foi inspirado em obras do poeta William Burroughs e do pintor, escritor e poeta sonoro Brion Gysin, inclusive foi ele que inventou, junto com o engenheiro Ian Sommerville a "Dreamachine" que era um objeto de arte, que era para ser vista com os olhos fechados.

 

O CD "Dreamachines" foi gravado pelos músicos: John Medeski no piano, Kenny Wollesen no vibraphone,  Trevor Dunn no baixo e Joey Baron na bateria.

 

John Zorn se estabeleceu no meio da década de 1970, no movimento musical do downtown de Nova Iorque, tocava com músicos de grande diversidade e que desenvolviam métodos experimentais de composição da nova música que estava surgindo neste cenário americano. Depois de realizar vários álbuns por muitos selos independentes dos Estados Unidos e Europa, Zorn fecha um acordo com o selo Elektra Nonesuch e é aclamado pelo trabalho "The Big Gundown" , em que ele retrabalhou trilhas de cinema compostas por Ennio Moricone. John Zorn também chamou a atenção mundial quando lançou, em 1987 o disco "Spillane", uma verdadeira colagem musical e depois em 1989 com o "Naked City". Depois de permanecer muito tempo viajando entre o Japão e os Estados Unidos, ele fixou sua base em Nova Iorque e na década de 1990 fundou o seu próprio selo o Tzadik.


Com este selo Zorn pode manter a sua independência da indústria cultural e possibilitou que o seu catálogo de gravações trouxesse não as suas obras, mas também de vários músicos.
Zorn liderou bandas de hardcore, a música Klezmer misturada com o free-jazz com o Quarteto Masada, escreveu música clássica para grupos clássicos, produziu música para ópera, música para instalações sonoras, música para o cinema, ele já compôs mais de 400 músicas.

 



Criado em 29/06/2015 - 22:46 e atualizado em 29/06/2015 - 19:02

Mais do programa