Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Região Norte tem o menor índice de abastecimento de água do país

Disponibilidade hídrica da bacia amazônica não é garantia de suprimento para população

No AR em 21/03/2017 - 07:45

Mais de 73% dos recursos hídricos do país estão na bacia do rio Amazonas. No entanto, o índice de atendimento da rede de abastecimento de água na Região Norte é o menor do país: 57%. A média brasileira é de mais de 83%. No Amapá, a água chega a menos de 40% das casas. Apenas Roraima e Tocantins estão entre os 18 estados em que o atendimento urbano por rede de água indica valores acima de 90%. Os dados são do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos 2015, divulgado este ano pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.

 

Segundo a secretaria, os investimentos para melhorar a rede de abastecimento no norte são os mais baixos do país. Dos mais de R$ 12 milhões aplicados no Brasil por prestadoras, estados e municípios na área, apenas 3% foram destinados à região.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia - 1ª Edição desta terça-feira (21): acordo garante consulta a comunidades tradicionais sobre projeto de mineração no Amazonas; norma do Ibama quer controlar o uso de agrotóxicos para proteger abelhas.

 

Ouça o programa no player abaixo.

 

 

Criado em 22/03/2017 - 10:01