Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Empresas do Amazonas que utilizarem trabalho escravo serão cassadas no ICMS

A medida está prevista em uma lei estadual que entrou em vigor este mês

No AR em 18/04/2017 - 07:00

As empresas que forem flagradas utilizando trabalho forçado ou análogo ao escravo, direta ou indiretamente, no Amazonas, terão a inscrição cassada no cadastro do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A medida está prevista em uma lei estadual que entrou em vigor no último dia 12.

 

A restrição cadastral vai valer por 10 anos e inabilita o estabelecimento para a prática de operações relativas à circulação de mercadorias e de prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. Com isso, as empresas ficam impedidas de exercer o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto daquele que exercia a prática irregular, e de entrar com pedido de inscrição de nova empresa, no mesmo ramo de atividade.

 

A nova legislação é de autoria do deputado Luiz Castro, da Rede. O projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas no dia 22 de março deste ano.

 

De acordo com dados do Ministério Publico do Trabalho, entre 2010 e 2016, foram feitas 200 autuações relacionadas a trabalho escravo no Amazonas. No mesmo período, foram assinados 45 termos de ajuste de conduta com empregadores.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (18):

 

- Fundação Estadual do Índio estima população de cerca de 20 mil indígenas em Manaus

- Em 2016, Amazônia concentrou 79% dos assassinatos no campo

 

Ouça no player acima.

Criado em 18/04/2017 - 07:00