Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara aprova MP que reduz limites da Floresta Nacional do Jamanxim

Deputados também mantiveram a possibilidade de mineração na unidade de conservação

No AR em 17/05/2017 - 07:35

O plenário da Câmara aprovou o texto base da Medida Provisória 756 de 2016, que altera os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará. A MP desmembra parte da Floresta para a criação da Área de Proteção Ambiental.

Um dos destaque aprovados retirou do texto a transformação da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo em duas unidades com finalidades diversas: um parque nacional e uma área de proteção ambiental.

O texto aprovado é o projeto de lei de conversão do deputado José Priante do PMDB do Pará. Ele defendeu a aprovação da matéria, ressaltando a busca por conciliar preservação ambiental com o desenvolvimento econômico da região.

Durante a sessão, a oposição tentou várias obstruções e alguns destaques, que não foram aprovados, como o que retirava do texto a permissão para mineração na Floresta Nacional do Jamanxim e também o que pretendia excluir do texto o artigo que permite a diminuição dos limites da Floresta Nacional do Jamanxim. Deputados chegaram a abrir uma faixa com os dizeres "a Amazônia pede socorro!”. Eles são contra as mudanças em áreas de conservação por meio de medida provisória.

O texto aprovado reverte ainda a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, que havia sido promovida pela Lei 13.273 de 2016.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (17):

- Sobe para 21 o número de municípios atingidos pela cheia no Amazonas
- Imesc estima colheita de 4,8 milhões de toneladas de grãos no Maranhão em 2017

Ouça pelo player acima.

Criado em 17/05/2017 - 08:10