Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Deputados vão ao Pará apurar chacina em área rural do estado

Ação policial resultou na morte de dez trabalhadores rurais no município de Pau d’Arco

No AR em 26/05/2017 - 08:51

Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vão ao Pará nesta sexta-feira (26) para averiguar violação de direitos humanos na ação policial que matou dez trabalhadores rurais no município de Pau d’Arco.

Segundo informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dez posseiros, entre eles uma mulher, foram assassinados durante uma ação conjunta das polícias militar e civil em um acampamento na Fazenda Santa Lúcia.

Nessa quinta-feira (25), representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil se reuniram com familiares das vítimas, que pedem celeridade nas investigações.

A Promotora de Justiça Agrária do Ministério Público do Pará, Ione Nakamura, explicou que a Fazenda Santa Lúcia é uma área bastante conflituosa, com ações de reintegração de posse e onde crimes como homicídio e tentativa de homicídio são investigados. Segundo ela, o MP também analisa se houve modificação da cena do crime.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública afirmou que “os policiais foram recebidos a tiros por um grupo fortemente armado, que já vinha sendo investigado por diversas ocorrências”. Nenhum policial ficou ferido.

Também por nota, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Pará, disse que matar sem-terras é uma das políticas sociais adotadas pelo governo do estado para solucionar os conflitos agrários.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará, Alberto Campos, anunciou que a instituição solicitará o afastamento dos policiais militares que participaram da operação.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira (26):

- Porto do Itaqui, no Maranhão, registra movimentação recorde de soja em abril
- Reunião em Roraima debate Censo Agropecuário no estado

Criado em 26/05/2017 - 08:52