Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Rondônia, leishmaniose já fez mais de três mil vítimas desde 2014

Casos se concentram na população ribeirinha e moradores da zona rural

No AR em 07/06/2017 - 08:06

Cerca de 3,3 mil pessoas em Rondônia foram vítimas de Leishmaniose tegumentar – a conhecida ferida brava – desde 2014. Os casos se concentram na população ribeirinha e moradores da zona rural.

Segundo a Agevisa – Agência Estadual de Vigilância em Saúde, a capital, Porto Velho, lidera em número de casos: de 2014 a 2016 foram 423 ocorrências. Em segundo lugar, aparece o município de Vilhena, com 274 casos e, em terceiro, Rolim de Moura, com 201 registros.

A doença – não contagiosa – é transmitida por diversas espécies de protozoários  que no homem provocam úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. O agente transmissor do protozoário é a fêmea infectada do mosquito conhecido popularmente por mosquito-palha. Ela ataca principalmente de manhã e ao entardecer. Roedores e animais domésticos podem servir de hospedeiros para os parasitas.

Para se prevenir, é necessário adotar algumas medidas, entre elas: usar mosquiteiro de malha fina e instalar tela em portas e janelas; usar repelentes em ambientes onde os mosquitos podem ser encontrados; e limpar quintais e terrenos.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (7):

- Relatório de CPI responsabiliza Suely Campos por crise no sistema prisional de Roraima

- Região metropolitana de Cuiabá já oferece a vacina da gripe para todos os públicos

Criado em 07/06/2017 - 08:08