Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Furto de gado no Amapá gera prejuízo de cerca de R$ 30 milhões em 2016

Além da perda econômica para o produtor, a comercialização da carne clandestina pode trazer riscos para o consumidor

No AR em 05/06/2017 - 14:18

Segundo a Associação de Criadores do Amapá (Acriap), o furto de gado no estado gerou prejuízo de cerca de 30 milhões de reais aos criadores em 2016, o que equivale a aproximadamente duas mil cabeças de gado.

Para tentar resolver o problema, produtores e forças policiais formaram uma rede para a troca de informações com foco no monitoramento das rotas utilizadas pelos criminosos.    

De acordo com o presidente da Acriap, Jesus Pontes, além dos prejuízos causados ao criador, o principal problema é para a saúde pública. A carne clandestina pode trazer riscos ao consumidor, com doenças como a cisticercose e a brucelose.

Ainda de acordo com Jesus, a dificuldade seria com a vigilância sanitária nos municípios. Segundo ele, é fácil encontrar açougues sem condições de funcionamento e sem alvará abertos nas cidades. 

 O estado do Amapá tem cerca de 320 mil cabeças de gado em duas mil propriedades.

A reportagem não conseguiu contato com as prefeituras dos municípios da região do Araguari: Ferreira Gomes, Cutias e Porto Grande para comentar os trabalhos das vigilâncias sanitárias municipais.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (5):

- Perícia encontra fragmentos de pelos de rato em marca de molho de tomate comercializada em Roraima

- Comunidades ribeirinhas de Porto Grande (AP) pedem a suspensão das atividades da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão

Ouça pelo player acima.

Criado em 05/06/2017 - 14:20