Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo de Rondônia estuda medidas de controle de rebanhos de búfalos

Os animais representam riscos de degradação ambiental e de surgimento

Rebanhos de búfalos em Rondônia poderão ser controlados por um plano de manejo a ser elaborado pelo governo do estado e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Os animais, que atualmente vivem soltos na região, representam riscos de degradação ambiental e de surgimento de doenças, como febre aftosa, tuberculose e brucelose.

 

Os búfalos foram introduzidos no estado na década de 50. Naturais da Ilha do Marajó, no Pará, os animais foram levados para Rondônia para a experiência de fornecer leite e carne. Porém, as 30 cabeças de gado dócil não geraram os resultados esperados, e três anos depois foram soltas, seguindo para a região do Vale do Guaporé. Atualmente, dados apontam mais de 5 mil búfalos que não tiveram contato com humanos e se tornaram ferozes.

 

Um estudo desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Ambiental foi apresentado na sede do ICMBio na última semana. A proposta é atrair o gado, gradativamente, utilizando alimento. Após o confinamento, os animais vão passar por um período de quarentena para avaliação das condições de saúde, até receberem indicação do abate via frigorífico.

 

O governo estadual ressaltou a necessidade do apoio do ICMBio para realização do projeto. A estimativa é de que, nos primeiros 12 meses, serão necessários R$ 1,6 milhões, para a construção das estruturas, aquisição dos materiais de consumo e despesas com funcionários. Nos anos seguintes o custo ficaria em torno de R$ 600 mil ao ano, cerca de 15% do custo inicial. A viabilidade do projeto ainda será analisada pelo ICMBio.

 

Ouça ainda na edição desta sexta-feira (28): A Justiça do Maranhão determinou que a vice-prefeita de Bom Jardim, Malrinete Gralhada, assuma o comando do município; Em Belém(PA), representantes da sociedade civil se reuniram para discutir a criação de uma política estadual de manejo florestal comunitário e familiar.

 

Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de Radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 28/08/2015 - 14:48 e atualizado em 28/08/2015 - 11:50