Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Começa hoje projeto de manejo e monitoramento de quelônios no Tocantins

Uma das ações é identificar praias com potencial para desova de

Começa nesta quinta-feira (10) o manejo e o monitoramento do período da desova dos quelônios no  Tocantins. Criada em 1995, o Projeto Quelônios é um dos mais importantes programas conservacionistas desenvolvidos no estado.

De acordo com o biólogo do Naturatins, Deny César Moreira, entre as ações estão o levantamento das praias com potencial para desovas e instalação das bases que servirão de suporte.

 

Ouça também:

 

Caça de tartarugas no Amazonas pode colocar espécies em risco de extinção

 

“O Projeto Quelônios já acontece no estado há alguns anos. O que está sendo feito este ano, principalmente no município de Araguacema, é a identificação de locais de possíveis desovas, locais que possuem maior ocorrência reprodutiva dessa espécie”.

 

O projeto será implementado no Rio Araguaia e vai abranger uma área total de 40 quilômetros na área de preservação ambiental da Ilha do Bananal e do Cantão, com uma base de monitoramento na Praia da Gaivota, em Araguacema.

 

Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins, Maurício Araújo, o local é de fácil acesso para a execução do projeto e o objetivo é supervisionar as desovas dos tracajás e tartarugas da Amazônia para garantir a sua proteção.

 

“Na verdade, eles vão fazer um monitoramento das praias para saber quais são aquelas praias mais propícias para implantar o projeto e esses dados vão servir basicamente para o próximo ano”.

 

No plano de manejo e monitoramento estão previstas ações que serão realizadas até o final deste ano.

 

Ouça, ainda, na edição desta quinta-feira (10):

 

- A Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde do Mato Grosso confirmou o primeiro caso de zika vírus no estado.

- Para combater o alto índice de inadimplência no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Banco da Amazônia quer renegociar dívidas com prazo de até dez anos.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45.



Criado em 10/09/2015 - 13:01 e atualizado em 10/09/2015 - 09:42