Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Resultado da primeira chamada vai ser divulgado no dia 25 de janeiro

As inscrições para participar do Prouni - Programa Universidade Para Todos, começam nesta terça-feira (19) e serão feitas exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23 horas e 59 minutos do dia 22 de janeiro, no horário oficial de Brasília. No primeiro semestre do ano passado, mais de 17 mil estudantes da Amazônia Legal ingressaram na universidade graças as bolsas integral ou parcial do Prouni. A maioria foi do Pará, mais de 4 mil estudantes. Já Roraima, registrou o menor número, apenas 286 estudantes.

 

MEC divulga a lista de aprovados do Sisu; confira o resultado

 

O Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. É uma parceria do Governo com as Universidades Particulares. O governo concede abatimento de impostos às instituições de ensino em troca de bolsas para os alunos. No ano passado, o Governo Federal atrasou a devolução dos recursos do Prouni referentes aos impostos excedentes. A diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, não descarta a diminuição de oferta das vagas para alunos do Prouni neste ano.

 

“Se conseguirmos permutar apenas o imposto devido, aí eu acho que a gente vai chegar a uma situação boa para nós(instituições privadas de ensino), porque não vamos ter que buscar o excedente do dinheiro e aí o governo não fica inadimplente. Com certeza a gente atende menos alunos com relação ao Prouni, mas a gente garante um pouco mais de saúde financeira", revela.

 

Podem se candidatar ao Prouni, brasileiros que não têm curso superior, alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas em colégios particulares, além de professores de escolas públicas.

 

Os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até um salário-mínimo e meio por mês conseguem bolsa integral, ou seja 100% de gratuidade do curso. Já os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até três salários-mínimos mensais conseguem bolsa parcial de 50%, ou seja, tem metade do curso pago pelo Prouni.

 

Outro critério estabelecido em edital para conseguir a bolsa é ter feito o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio 2015. O estudante precisa ter nota acima de 450 pontos no Enem, e não pode ter tirado zero na redação.

 

O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro.Mais informações no site: prouniportal.mec.gov.br

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (18): maternidade, em palmas, está com baixo estoque no banco de leite; em 2015, produção de soja e cana-de-açúcar cresceram no Maranhão.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 18/01/2016 - 10:08 e atualizado em 18/01/2016 - 09:34