Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

13 dos 15 municípios de Roraima estão em situação de emergência

Estiagem e incêndios florestais têm destruído lavouras e falta água

Dos 15 municípios de Roraima, 13 estão em situação de emergência devido à forte estiagem e a incêndios florestais. Caracaraí já estava em situação de emergência desde o ano passado.

 

Nesta semana, a Defesa Civil do estado anunciou mais doze municípios à lista. Apenas a capital Boa Vista e Uiramutã ficaram de fora.

 

Ouça também:

 

Especialista explica a conexão entre a estiagem e as inundações no Brasil

 

O coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel Edvaldo Amaral, revela que o decreto de situação de emergência vale por 180 dias.

 

“Cria uma situação jurídica que possibilita o estado a fazer contratação direta para oferecer resposta imediata para restabelecimento da normalidade nesses municípios e busca, também, os recursos através de um plano detalhado de resposta e também de um plano de trabalho para aquelas ações mais estruturais, no sentido de reconstrução de pontes, abertura de postos artesianos, restabelecimento da rede de energia elétrica que foram destruídos também por esses incêndios”.

 

Cerca de 80 mil pessoas foram afetadas pela seca. Um fator preocupante é o costume dos agricultores de praticarem a queimada para limpar a lavoura. Segundo coronel Amaral, a prática colabora para o aumento dos incêndios florestais.

 

“Há a destruição de lavouras, de plantações de banana, melancia, abacaxi, e, também, a destruição de pontes e uma escassez muito grande de água tanto para consumo humano quanto para consumo animal”.

 

O Rio Branco é o principal rio de abastecimento de água potável de Roraima. Mas o rio está assoreado. O coronel Edvaldo Amaral não descarta racionamento de água em Boa Vista.

 

“A nossa preocupação é que se continuar essa estiagem até o final de abril, início de maio, a gente vai ter que infelizmente fazer também aqui na nossa capital um sistema de racionamento no fornecimento de água”.

 

O Governo Federal está enviando cestas básicas para algumas famílias afetadas.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (16):

 

- Petrobras aponta existência de fontes para produção de gás natural na Foz do Amazonas.

- Escolas de taipa ainda são realidade para cerca de 50 mil estudantes maranhenses.

- Estudantes da rede pública de ensino do Amazonas vão poder aprender japonês.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 16/02/2016 - 11:25 e atualizado em 16/02/2016 - 09:26