Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desafios marcam realidade de trabalho de pesquisadores da região amazônica

Apesar dos obstáculos, profissionais relatam satisfação pelo ofício

Biólogo e professor da Universidade Federal do Amapá, Raimundo Nonato, integra uma equipe de pesquisadores envolvidos no desenvolvimento de produtos naturais para o combater mosquitos – como é o caso do aedes aegypti, causador da dengue e de outras doenças.


Raimundo conta que a realidade de trabalho na área de docência e pesquisa na região amazônica enfrenta muitos desafios.

 

"Primeiro, a própria formação. A carência de profissionais com melhor qualificação; com doutorado, por exemplo. Nós, como somos muito poucos, temos ainda muita dificuldade em acessar os programas de financiamento do Governo Federal. Um outro entrave muito importante é a estrutura do nosso laboratório. Nós temos os espaços físicos, mas não temos os equipamentos", disse. 

 

Apesar das dificuldades, Nonato relata com orgulho que o trabalho desenvolvido no Amapá chegou a ser publicado em uma conceituada revista científica norte-americana.

 

A suíça Adriana Huber veio para o Brasil ainda na década de 90 para atuar no Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Antropóloga, ela trabalhou nos estados de Roraima e Amazonas com os povos Yanomami, Banawá, Deni e Suruwaha.

 


Assim como Raimundo Nonato, a missionária relata alguns obstáculos vividos durante seu trabalho na Amazônia. Entre eles, a locomoção.

 

"Uma das dificuldades são as grandes distâncias. Por exemplo, em Roraima eu atuava junto a várias comunidades dos povos Yanomamis. O deslocamento é por aviãozinho, monomotor que é um transporte muito caro para a gente conseguir. No Amazonas é feito de barco; pelos rios de 'voadeiras'", contou. 

 

Adriana detalha ainda que vários colegas chegaram a contrair doenças típicas da Amazônia, como a malária, mas ela declara que nenhum obstáculo supera a riqueza da experiência do seu trabalho.


"Conviver com estas comunidades que têm projetos de vida diferentes da comunidade ocidental sempre foi muito gratificante.Eles valorizam a dimensão comunitária. Estar feliz não é realizar-se numa profissão de forma individual", avalia. 

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira, 28: descobertas duas novas espécies de orquídeas no Amazonas; Complexo de Piscicultura no Acre vai fornecer pescado para Jogos Olímpicos Rio 2016


O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 28/04/2016 - 09:48 e atualizado em 28/04/2016 - 11:53