Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazonas reduz em 30% os casos de malária

Estado registrou mais de 23 mil casos da doença no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2016, o Amazonas registrou 23.214 casos de malária, uma redução de 30% na comparação com o mesmo período no ano passado, quando 33.128 pessoas contraíram a doença.

 

Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta terça-feira(23) pela Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas(Susam). A pasta informou, em nota, que investiu mais de R$ 4 milhões, no ano passado, no fortalecimento de ações de controle na doença nos municípios endêmicos.

 

Já a Fundação de Vigilância em Saúde(FVS) destacou as ações desenvolvidas nos municípios do interior, junto às comunidades rurais, como a instalação de mosquiteiros impregnados de inseticidas, que impedem a ação dos mosquitos nas residências amazônicas.

 

Os dados do Ministério da Saúde mostram ainda que na Amazônia Legal houve queda de 4% nos casos de malária. A região é considerada área endêmica da doença e concentra 99,93% dos casos no país. Também se destacaram na diminuição dos índices da malária o Mato Grosso, com 26%, e o Amapá, com 11%.


 
A malária é uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de uma pessoa doente. Entre os sintomas mais comuns estão dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. Caso não seja tratada, a doença pode levar à morte.

 


Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (24):

- Autorizada utilização de dois novos defensivos agrícolas em Mato Grosso;

- Veículos com alto-falantes para propaganda eleitoral terão de cumprir regras no Tocantins.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 24/08/2016 - 12:59 e atualizado em 24/08/2016 - 10:02