Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escolas do Tocantins vão receber ações da campanha contra hanseníase

Estudantes de cinco a 14 anos de idade são público-alvo da campanha

No Tocantins, 90 municípios aderiram neste ano à Campanha Nacional contra a Hanseníase, Tracoma e Verminoses. O número é superior em relação ao ano de 2015, quando alcançou 77 cidades em todo o estado. A meta é ampliar a adesão para as 139 cidades do Tocantins.

 

O público-alvo da ação são estudantes de cinco a 14 anos. A ideia é ensinar as crianças e adolescentes a se protegerem das doenças, auxiliar na identificação de sintomas – o que favorece o diagnóstico precoce; além de esclarecer dúvidas sobre o tratamento.

 

O lançamento da campanha foi na terça-feira (9) na capital, Palmas. A iniciativa chega nas escolas a partir do dia 22. Até lá serão definidas as estratégias de atuação.

 

A gerente de doenças transmissíveis da secretaria estadual de Saúde do Tocantins, Hájusfa Fidélis, destaca que trabalhar na conscientização destas crianças e jovens é uma forma de empoderar o adulto de amanhã. “A campanha é feita, mas existe uma conscientização dos pais, das crianças e dos professores. Futuramente serão adultos muito mais empoderados da informação.”

 

Ainda de acordo com Hájusfa, tracomas e verminoses são comuns entre as crianças. No caso da hanseníase, dados do Ministério da Saúde mostram que em 2015, o Tocantins ficou em segundo lugar no ranking de casos da doença em menores de 15 anos, com 81 casos.

 

Segundo a secretaria, as informações coletadas durante a campanha, como por exemplo, número de casos e a localidade onde são mais comuns, vão servir de base para a formulação de políticas públicas direcionadas a área da saúde.

 

Ouça mais no player acima.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (10):

 

-39ª Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas deve movimentar R$ 25 milhões;

-Após greve na educação, Mato Grosso publica portaria sobre reposição de aulas na rede pública de ensino.

 


O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Casos de hepatites B e C diminuem no Tocantins

Prefeita afastada de Bom Jardim (MA) reassume mandato

Criado em 09/08/2016 - 14:05 e atualizado em 10/08/2016 - 11:51