Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inflação acumulada do ano chega a 8,11% em Macapá

Pesquisa da Secretaria de Estado do Planejamento mediu variação de

Em Macapá, no Amapá, a inflação fechou o acumulado do ano em 8,11%, segundo pesquisa da Secretaria de Estado do Planejamento. O estudo mediu, em agosto, a variação de aproximadamente 14 mil preços de 650 produtos em mais de 300 estabelecimentos comerciais e de serviços, entre lojas, mercearias, feiras, escritórios e restaurantes. O índice mensal foi de 0,22%.

 

A pesquisa resulta no Índice de Preço ao Consumidor, o IPC, indicador econômico que mede a inflação em cima de preços de produtos e serviços consumidos por famílias com renda até seis salários mínimos.

 

Em relação ao mês de julho, o índice diminuiu 0,50% em Macapá, variação inferior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor  (INPC), em pesquisa feita pelo IBGE nas 13 maiores regiões metropolitanas do país. Esse estudo marcou variação de 0,31% em junho.

 

Dos sete grupos que resultam no IPC, a saúde teve a maior variação, seguido do grupo móveis e equipamentos, depois vestiário e alimentação. Já os itens despesas e serviços pessoais, transporte e habitação apresentaram queda.

 

E a cesta básica oficial de Macapá apresentou, em agosto, o valor de  R$ 415,68, representando uma variação de 2,23% em relação ao mês anterior. Os produtos de maior variação foram feijão, arroz, alcatra e leite em caixa.

 

Confira na edição desta segunda-feira (26) do Jornal da Amazônia:

 

- Pará assina pacto para assegurar a expansão da produção de cacau no Estado, de forma livre de desmatamento.

 

Confira o programa no player acima.



40 mil escolas rurais foram fechadas no país no últimos 15 anos

Governadores assinam carta cobrando repasse de verba da União

Criado em 26/09/2016 - 17:16 e atualizado em 26/09/2016 - 14:16