Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Depois de chacina, governo de MT cria gabinete para tratar de conflitos agrários

Segundo a Comissão Pastoral da Terra, 40 mil famílias em Mato Grosso estiveram envolvidas em conflitos no campo em 2016

No AR em 25/04/2017 - 12:43

Depois da chacina que deixou nove produtores rurais mortos, o governo de Mato Grosso quer criar um gabinete para tratar de conflitos agrários no Estado. O gabinete vai reunir representantes de várias áreas do governo de Mato Grosso, bem como da esfera federal, relacionados à questão agrária. A ideia é tratar de forma integrada os conflitos de terra no estado. Ainda não tem data prevista para ser instalado, mas a expectativa é de que a nova estrutura possa propor ações para o problema.

Entre as pastas estaduais que devem integrar o Gabinete de Gerenciamento de Conflitos estão a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e a de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários.

Esta decisão foi tomada após reunião nessa segunda-feira (24), em Colniza, município que foi palco da chacina, entre o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, a comunidade e autoridades locais.

Na última quarta-feira (19), nove homens foram executados numa região conhecida como Taquaruçu do Norte. O lugar é de difícil acesso, o que fez com que as forças policiais ficassem sabendo do crime apenas no outro dia.

Os corpos apresentavam sinais de tortura e segundo as apurações, a motivação do crime está ligada a conflitos agrários na região.

Ouça esta e outras notícias do Jornal da Amazônia - 2ª edição no player acima.

Criado em 25/04/2017 - 12:43