Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OAB pede apuração de chacina de produtores rurais no Mato Grosso

Os homens foram mortos a tiros e facadas em área histórica de conflito agrário

No AR em 24/04/2017 - 14:01

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso vai solicitar o apoio da Polícia Federal nas investigações. Segundo a instituição, há muito tempo a questão agrária e fundiária – especialmente no norte do Estado, deixou de ser palco de disputa de terras para se tornar um cenário de violência constante e descontrolada.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetragi) também cobra uma apuração criteriosa do crime. Segundo a entidade, é urgente a necessidade de se colocar em prática a reforma agrária no estado para acabar com que considera “um cenário de guerra por terras”.

Politec - Diretoria Metropolitana de Medicina Legal, Cuiabá, Mato Grosso
Politec - Diretoria Metropolitana de Medicina Legal, Cuiabá, Mato Grosso (www.mt.gov.br/)


Para acompanhar as investigações, o secretário de Segurança Pública do estado, Rogers Jarbas, desembarcou nesta manhã em Colniza seguido de outras autoridades da área de segurança.

Informações preliminares apontam que, na última quarta-feira (19) , um grupo de pessoas encapuzadas entrou atirando na região chamada de Taquaruçu do Norte – área rural de Colniza. Nove homens morreram. Segundo a Polícia Civil, os corpos apresentavam claros sinais de tortura. Algumas vítimas foram decapitadas.A motivação do crime seria disputa de terras na região.

Entre as vítimas, sete são de Rondônia, uma de Mato Grosso e uma de Alagoas. Todos os corpos já foram enterrados. Cerca de 100 famílias moram na região. Segundo a CPT - Comissão Pastoral da Terra, há mais de 10 anos, o lugar é palco de conflitos ligados à questão agrária.

Ainda de acordo com a CPT, desde o começo do ano, já são 19 as mortes por conflitos no campo no país.  

Criado em 24/04/2017 - 14:01