Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vistoria identifica alunos fantasmas nas escolas da rede estadual do MT

São estudantes que chegaram a se matricular pela internet, mas não

A Secretaria de Educação de Mato Grosso identificou mais de seis mil alunos fantasmas na rede estadual de ensino.

 

São estudantes que chegaram a se matricular pela internet, mas não efetivaram a inscrição nas escolas, como explica o secretário adjunto de políticas educacionais do estado, Gilberto Fraga de Melo.

 

"Nós tivemos a partir deste ano uma matrícula Web. Então aconteceram muitos casos em que o aluno fez o cadastro de forma informatizada, mas a efetivação da matrícula só deveria se dar com a entrega de documentos pessoais. Vários alunos não fizeram a entrega dos documentos e a escola considerou esses alunos como matriculados."

 

O secretário suspeita de fraude. Isso porque o valor dos recursos destinados a cada escola, assim como a contratação de pessoal, é definido a partir do número de alunos matriculados. O valor da gratificação a diretores e secretários escolares também depende do número de estudantes.

 

A vistoria nas escolas começou no mês de junho e, segundo a Secretaria de Educação, das 750 unidades existentes no estado, mais de 40% apresentaram algum tipo de inconsistência nas matrículas.

 

O relatório gerado pela secretaria será encaminhado, nesta semana, para análise da Controladoria Geral da União.

 

Até o momento, o rombo causado aos cofres estaduais e federais, que alimentam a educação em Mato Grosso, gira em torno de R$ 180 mil.

 

No Jornal da Amazônia 2ª edição desta segunda-feira (6) traz ainda  informações sobre a decisão de pôr fim a greve dos médicos da rede municipal de Cuiabá, no Mato Grosso. Segundo o Sindicato dos Médicos, os profissionais vão continuar em estado de greve para cobrar o cumprimento de negociações feitas desde 2009 com a Prefeitura. O Executivo municipal disse que está aberto ao diálogo para negociar com a categoria.



Criado em 06/07/2015 - 15:01 e atualizado em 06/07/2015 - 13:01