Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Combinação de cupuaçu e fungo pode ajudar no tratamento da leishmaniose cutânea

A descoberta é de pesquisadores da Universidade Federal do Pará

Sementes de cupuaçu combinadas com determinado fungo podem ajudar no tratamento da leishmaniose cutânea, doença transmitida pelo mosquito palha, também conhecido como asa branca. Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) descobriu que uma espécie de fungo, que pode causar doenças respiratórias e alergias, libera um ácido libera um ácido que pode ser usado no tratamento contra o parasita leishmânia.

 

A coordenadora da equipe, professora Edilene Oliveira, explica que os pesquisadores criaram uma pomada a partir do fungo desenvolvida em laboratório. O medicamento teve seu efeito potencializado quando foi misturado com substâncias do cupuaçu. 

 

No Jornal da Amazônia 2ª edição desta quarta-feira (1º) traz ainda informações sobre a cidade paraense de Oriximiná que é o primeiro município brasileiro a se beneficiar pelo uso econômico das florestas públicas federais. Na última semana, o Serviço Florestal Brasileiro repassou R$ 753 mil à Prefeitura como forma de pagamento pela produção de madeira sustentável na Floresta Nacional de Saracá-Taquera. Parte da floresta está concedida a uma empresa para extração de madeira e os lucros do uso da área estão sendo partilhados, conforme previsto na Lei de Gestão de Florestas Públicas.



Criado em 01/07/2015 - 14:57 e atualizado em 01/07/2015 - 13:14