Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Virada Sustentável anima fim de semana em Manaus

As ações voltadas ao meio ambiente irão acontecer em 15 espaços

Neste final de semana, a comunidade manauara terá uma programação diferente. Serão mais de 100 atividades espalhadas por diversos pontos da capital com um objetivo: promover a conscientização ambiental e a ocupação dos espaços públicos. Trata-se da primeira Virada Sustentável em Manaus.

 

As ações voltadas ao meio ambiente vão acontecer em 15 espaços públicos. A abertura oficial do evento aconteceu nessa quinta-feira (23) e, de acordo com a organização, reuniu mais de 900 pessoas.

 

A coordenadora da virada, Paula Gabriel, explica que o evento é uma plataforma que reúne pessoas e organizações em prol da sustentabilidade. "A virada sustentável tem dois objetivos principais: juntar boas pessoas, com boas ideias para ter um mundo melhor com iniciativas que começam no pequeno e aí proporcionalmente vão conseguir fazer com que a gente tenha uma Manaus melhor e também a ocupação dos espaços públicos”, afirma.

 

A iniciativa acontece desde 2011 em São Paulo e é a primeira vez que sai da região Sudeste. Paula afirma que Manaus, por estar no meio da floresta amazônica, merecia uma ação como esta.

.

Mais de 400 pessoas se inscreveram para participar como voluntários. Cerca de 150 foram escolhidos. É o caso de Irlan Wingleson. Ele está animado com a ideia de poder incentivar a população a adotar posturas sustentáveis:

"Nós estamos vivendo tempos difíceis. Secas enormes, desmatamentos e com a virada a gente vai poder deixar um pouco mais de conhecimento e aprendizado. Aquelas pessoas que não sabiam que é possível reutilizar uma garrafa pet, reutilizar uma caixa de leite, vai saber que é possível sim. Existem vários tipos de artesanato que se pode fazer com material reciclável.”

 

Entre as atividades previstas estão oficinas para crianças, exibição de filmes, debates e yoga. Estão no roteiro o Largo São Sebastião, os parques Jefferson Peres, Rio Negro e do Mindu, além de outros locais. A programação completa está disponível no site viradasustentavel.com.

 

A Virada Sustentável em Manaus é uma parceria entre a iniciativa na região sudeste e a Fundação Amazonas Sustentável. Entre os apoiadores estão empresas, organizações da sociedade civil o Governo do Amazonas.

 

E mais: Em greve há quase 60 dias, professores e técnicos de universidades federais tentam acordo com o governo. O Ministério do Planejamento propôs reajuste de 21% parcelado em 4 vezes, mas a categoria quer discutir outras reivindicações. Na Amazônia, mais de 10 Universidades e Institutos de Ensino Superior aderiram à paralisação.

 

O Jornal da Amazônia 2ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação.

 



O meio ambiente sob o olhar indígena

Ponto Com Ponto Br discute a tecnologia em favor do meio ambiente

Criado em 24/07/2015 - 18:05 e atualizado em 24/07/2015 - 16:07