Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidade do Mato Grosso está há 8 dias sem prefeito e sem secretários

Vereador da cidade relata que o município vive um caos

A cidade de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso, está há oito dias sem prefeito e sem secretários. Depois de ter o mandado cassado pela Câmara de Vereadores, no último dia 28 de setembro, o prefeito do município Valdir Ribeiro, do Partido dos Trabalhadores (PT), sumiu. Como ele não chegou a ser notificado, o vice- prefeito, Valdir Castro, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), não pode assumir.

 

O ex- prefeito foi cassado como resultado de uma Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) instaurada para investigar supostas sonegações de informações nas atividades do município. Foram dez votos pela perda do mandato, e apenas uma abstenção.

 

O vereador Adelmar Gálio, do Pros, foi quem apresentou a denúncia contra Valdir Castro à Câmara. Ele explica que foram mais de 130 requerimentos que não tiveram resposta do então gestor, o que levou os vereadores a votarem pela cassação. O parlamentar destaca que contra o ex- prefeito pesam muitas irregularidades, entre elas, que a de que Valdir Castro estaria usando o CPF de moradores do município para intermediar transações financeiras fraudulentas como "laranjas".

 

A gestão do município também é investigada pela Polícia Civil do Estado. No começo de setembro agentes realizaram seis mandados de busca e apreensão na cidade, incluindo na casa do ex- prefeito. O objetivo era apurar pagamentos irregulares realizados a prestadores de serviços. Na ocasião foram recolhidas 30 caixas com documentos. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o material está sendo analisado.

 

O vereador Aldemar Gálio explica que com a ausência do prefeito, o município vive um caos. Os fornecedores não querem mais fechar contratos com a Prefeitura. Antes de ser cassado, Valdir Ribeiro demitiu todos os secretários municipais.

 

O departamento jurídico da Câmara de Vereadores instruiu os parlamentares a seguirem todo processo para poderem dá posse ao vice Valdir Filho, o que inclui a publicação de dois decretos dando o conhecimento da cassação do prefeito anterior. O prazo da última publicação vence nesta sexta- feira (9). A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Valdir Ribeiro, mas o telefone estava desligado.

 

O Jornal da Amazônia 2ª edição desta terça-feira (6) traz ainda informações sobre o naufrágio de uma embarcação que transportava cerca de 5 mil bois na manhã desta terça-feira no cais do porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. O navio chegou a tombar no cais do porto e, minutos depois, afundou. Não existe informações sobre vítimas humanas ou de poluição ambiental na região. As causas do naufrágio serão investigadas pela Capitania dos Portos. O prazo para conclusão do processo é de 90 dias.



Ex-secretários do Mato Grosso são presos por corrupção e lavagem de dinheiro

Criado em 06/10/2015 - 18:11 e atualizado em 06/10/2015 - 14:21