Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério Público vai investigar morte de peixes no rio Araguari, no Amapá

Ocorrências foram identificadas por ribeirinhos em região próxima à

O Ministério Público do Amapá deve abrir inquérito para investigar a mortandade de peixes no rio Araguari, próximo à Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, no município de Ferreira Gomes. Só neste mês, já foram duas ocorrências, a última no domingo (24).



De acordo com a promotora de justiça Fábia Regina, que acompanha o caso, o Ministério Público aguarda um relatório do Batalhão Ambiental do estado sobre perícias realizadas na região. A promotora ressalta que os próprios ribeirinhos têm ajudado, enviando materiais que comprovam o problema.



 “A comunidade tem relatado pra gente o acontecimento desses fatos e tem inclusive produzido materiais, com filmagens, fotos e, em razão disso, nós temos nos reunido em face dessas questões e estamos buscando essas informações e investigações pra verificar essa questão”, diz a promotora. 



Para a promotora, um ponto preocupante é que as mortes ocorreram no período de defeso, época de reprodução das espécies de peixes.



A Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S/A informou por meio de nota que está analisando, junto à consultoria especializada, os motivos que levaram a ocorrência com os peixes, no último domingo.



A empresa esclareceu ainda que as vazões do rio Araguari estão acima da exigência dos órgãos competentes e que não ocorreram movimentações das comportas do vertedouro ou qualquer fato novo na obra.

 

*Com informações da Radioagência Nacional. 

 

Também são destaques desta quarta-feira ( 27):

 

-Produtores do Vale do Juruá, no Acre, combatem praga que ataca plantação de mandioca com inseticida natural;

- Trabalhadores localizam antigo cemitério durante obra no município de Combinado, no Tocantins.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Órgãos fortalecem proteção à espécies de peixes em período de defeso

Criado em 27/01/2016 - 17:29 e atualizado em 27/01/2016 - 15:28