Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tabatinga: água suspeita de contaminação será analisada

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas investiga se a água é

Em entrevista à repórter Bianca Paiva, da Rádio Nacinal da Amazônia, o presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS), Bernardino Albuquerque, informou que amostras de água coletadas em Tabatinga ainda estão sendo analisadas. Ele disse que ainda não se pode afirmar que o surto de diarreia no município está relacionado ao consumo de água contaminada.

 

O laudo divulgado pela instituição nesta semana revela a presença de coliformes e bactérias na água coletada no rio Solimões e na entrada dos reservatórios da Cosama, a Companhia de Saneamento do Amazonas, antes de passar por tratamento.

 

Ainda estão sendo examinadas amostras colhidas nas residências e em outras fontes de água da população de Tabatinga, como poços e cacimbas, levando em consideração que apenas 50% das residências do município recebem água tratada da Cosama.

 

Um laudo conclusivo deve sair no final da próxima semana.

 

O Jornal da Amazônia Segunda Edição desta quarta-feira (15) traz ainda informações sobre conflito no Mato Grosso do Sul. Na manhã desta quarta-feira, o policiamento foi reforçado no município de Caarapó. Um indígena morreu e outros 5 adultos e 1 criança ficaram feridos durante uma ação de despejo extrajudicial executada por fazendeiros, na região da Terra Indígena Dourados-Amambai Peguá nessa terça-feira(14).

 

Segundo o tenente-coronel Carlos Silva, os fazendeiros deixaram a região, mas o clima entre os indígenas ainda é tenso. Em nota, a Funai lamentou a morte do agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos. A Fundação afirmou ainda que está dialogando com o Ministério da Justiça, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para uma intervenção imediata na contenção do conflito na região. A nota também diz que a Funai está se mobilizando para apurar a responsabilidade pela morte e pelas lesões aos indígenas.



Criado em 15/06/2016 - 21:33 e atualizado em 15/06/2016 - 19:12