Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Medalhas das Olimpíadas do Rio são as mais sustentáveis da história

Além disso, um dispositivo interno vai permitir que pessoas com

As medalhas Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016 são as mais sustentáveis da história dos jogos. Segundo informações da Casa da Moeda do Brasil, responsável pela fabricação desses objetos de desejo dos atletas, o ouro utilizado é totalmente isento de mercúrio e mais de 30% e do bronze utilizados são reciclados.

 

E de onde vem esse material? O bronze, por exemplo, é sobra de indústria. Em vez de ser descartado, o metal foi fundido e descontaminado para dar origem à liga necessária para a confecção das medalhas. A prata vem de resíduos de espelhos, peças de carros, soldas e chapas de raios-X.  No caso do ouro, além da preocupação com o método de extração do metal, também foram verificados o cumprimento das leis ambientais e trabalhistas.

 

A madeira utilizada para a confecção de estojos, diplomas e certificados foi extraida de áreas com manejo ambiental sustentável e socialmente responsável. E as fitas das medalhas são feitas a partir de PET reciclado. Na fita Olímpica, a cor predominante é o verde. E na Paralímpica, laranja.

 

E as inovações não param. Pela primeira vez as medalhas dos esportitas paralímpicos terão um dispositivo interno com esferas de aço para emitir sons metálicos. Assim, quem for deficiência visual, vai poder identificar as medalhas de ouro, prata ou bronze.

 

Ao todo, foram produzidas 5.130 medalhas de premiação. 2.488 para os vencedores Olímpicos e 2.642 para os ganhadores Paralímpicos.



Futebol Feminino vai abrir a Rio 2016

Criado em 17/06/2016 - 17:30 e atualizado em 17/06/2016 - 14:31