Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RO: jovens oferecem capacitação profissional a alunos do ensino médio

O Grupo de Inovação Social pretende ofertar novos cursos, como

Em Porto Velho (RO), jovens incentivam estudantes do ensino médio e ajudam a ampliar horizontes e oportunidades.  

 

Débora Honorato é uma das fundadoras do Grupo de Inovação Social (GIS). Recém-formada em Direito, Débora estudou na Escola Estadual Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho (RO), dos 11 aos 18 anos. Saiu de lá após concluir o ensino médio, em 2010. Cinco anos depois, em 2015 voltou para escola, com Flávio Quinderé e o Tiago Cardoso para dar palestras motivacionais para quem queria entrar na universidade pública ou ter acesso a programas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

 

"No nosso bairro falta tudo. Falta cultura, esporte, lazer. A única coisa que está começando agora, que é uma semente, para eles fazerem de diferente no fim de semana é o GIS. Eu falo por experiência, porque moro lá desde que nasci, os meus colegas acadêmicos também, então nós não tivemos essa cultura de ter algo diferente no bairro", relata Débora Honorato. 

 

O projeto chamou a atenção de professores da Universidade Federal de Rondônia, que passaram a dar capacitação profissional aos alunos do ensino médio.

 

E a escola que ficava fechada nos fins de semana, começou a ter sábados bem movimentados. Tudo porque para abrigar as aulas gratuitas de inglês, coaching em liderança, noções de direito do trabalho, preparação profissional e técnica de vendas, os portões do colégio também se abriram nas tardes de sábado. Débora conta que o desejo de se profissionalizar reflete na procura pelos cursos.

 

"Temos o curso de técnica em vendas, que é inclusive o mais procurado, porque ali na região a prioridade do estudante é arrumar um emprego. É mais carente. O pessoal sai do ensino médio sem perspectiva de vida. Então, eles gostam do curso por causa disso. Eles se projetam", diz Débora. 

 

As aulas do primeiro semestre de 2016 foram concluídas na última sexta-feira (8). Um novo ciclo está previsto para começar em setembro. De acordo com Débora Honorato, até lá, o grupo pretende manter palestras com dicas para o Enem.

 

O grupo pretende ofertar novos cursos, como panificação e jardinagem. O GIS também quer instituir um ciclo de rentabilidade, onde os os alunos possam desenvolver produtos e serviços que serão oferecidos a baixo custo para comunidade. O dinheiro arrecadado seria revertido para ajudar a financiar novos projetos para os próprios estudantes. O grupo não conta com nenhum aporte financeiro do poder público, mas conta com o apoio de voluntários, professores e da comunidade. 

 

A prioridade são os estudantes, mas os jovens quem já terminaram os estudos também pode se candidatar a uma vaga.

 

Clique aqui para saber mais sobre o projeto. 

 

O Jornal da Amazônia - 2ª edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Fábrica Social oferece cursos de capacitação profissional; inscrições abertas

Criado em 14/07/2016 - 17:54 e atualizado em 14/07/2016 - 14:53