Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Idosos são vítimas de golpes no Amazonas

A polícia contabiliza 5 ocorrências de golpes em bancos e casas

Pelo menos cinco ocorrências de golpes contra pessoas com mais de 60 anos são registradas semanalmente na Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso em Manaus, no Amazonas. O público da terceira idade é o alvo preferencial de infratores em bancos e casas lotéricas. Segundo a a delegada Ivone Azevedo, os estelionatários costumam ganhar a confiança da vítima: “eles se vestem como gente qualquer, um cidadão comum. Eles se mostram ser pessoas de índole, com bom caráter. Eles estão acostumados a dar golpe em gente que é mais vulnerável a lábia deles. Eles geralmente pegam mais os idosos porque eles são mais carinhosos, atenciosos. São as presas mais fáceis para eles".

 

De acordo com a delegada, o golpe da “baluda” é um dos mais comuns. O infrator simula derrubar algum objeto perto do idoso, que costuma se oferecer para ajudar. Para chamar a atenção da vítima, o estelionatário mostra uma grande quantidade de dinheiro falso embolado em papel e oferece como forma de recompensa. É nesse momento que o estelionatário pede para segurar a bolsa ou carteira do idoso. A vítima fica distraída contando o dinheiro e o infrator se aproveita para levar a bolsa ou furtar objetos de valor, como celulares, além de dinheiro.

 

Outro golpe que ocorre com frequência é o do bilhete premiado: “eles veem aqueles idosos saindo da casa lotérica ou do banco. Eles chegam com o bilhete, dizem que ganharam um prêmio, mas falam que estão com pressa, que o patrão ou a filha está doente no hospital, é sempre um papo assim que o idoso acaba caindo. É incrível. Aí eles perguntam ao idoso o que você tem aí em dinheiro, você me dá tanto e eu te dou o bilhete premiado, o resto é seu. E as pessoas caem nesse golpe", explica a delegada.

 

Ivone Azevedo recomenda que os idosos desconfiem das pessoas que oferecem qualquer ajuda ou vantagem financeira na porta de bancos e lotéricas.“Ninguém dá vantagem, ninguém dá nada pra ninguém em porta de banco e em agências bancárias. Não dê atenção. Se alguém vier com essa conversa dessa, não acredite e saia. Por isso, que eu peço muito para os idosos irem sempre acompanhados. Se alguém fizer algum tipo de oferta vantajosa, não acredite porque é golpe”.

 

Muitos idosos deixam de denunciar os golpes por vergonha ou por não acreditarem que o dinheiro possa ser recuperado. De acordo com a delegada, a maioria das ocorrências desse tipo é registrada por vítimas que tiveram os documentos pessoais levados pelos estelionatários. Isso porque para solicitar novos documentos, é necessário registrar um boletim de ocorrência.



Conheça os golpes do empréstimo online

Entenda o golpe "Benção, tia! e Benção, tio!"

Criado em 27/07/2016 - 16:02 e atualizado em 27/07/2016 - 13:00