Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Praias maranhenses estão poluídas

Técnicos encontraram alta concentração de bactéria nas águas

O litoral de São Luís e São José de Ribamar, no Maranhão, apresenta 19 pontos impróprios para banho. Os dados são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e foram colhidos no período de 03 a 17 desse mês.

 

A análise levou em consideração os níveis da bactéria enterococos presente na água. O microrganismo se caracteriza pela alta tolerância a condições adversas de crescimento. A maioria das espécies estão presentes nas fezes humanas.

 

Para a análise, foram colhidas amostras em 21 locais diferentes. A Praia do Meio, em São Luís, foi o único ponto considerado em condições para recreação. E a Praia de São Marcos, também na ilha, pode ser liberada nas próximas semanas, caso mantenha estáveis os níveis da bactéria.

 

Alguns locais como a região do Forte Santo Antonio e da Praça de Apoio ao Banhista, na Ponta D'Areia apresentaram valores de enterococos em desacordo com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente em 100% das amostras analisadas.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, estes pontos estão sendo investigados pelo Laboratório de Análises em ação conjunta com outros órgãos de governo. Os responsáveis serão notificados.

 

Ouça ainda, nesta edição:

- Dezoito hospitais da rede pública do Tocantins oferecem a Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) - um medicamento que previne a infecção pelo vírus HIV. A medicação faz parte do coquetel administrado no tratamento contra a Aids e é recomendada para vítimas de violência sexual, trabalhadores expostos a material biológico e pessoas que tenham mantido relação sexual desprotegida com parceiro contaminado pelo HIV.

 

Para ter acesso à PEP, é preciso procurar um serviço de saúde, até 72 horas após alguma situação de risco de exposição ao vírus, para avaliação médica, realização de teste rápido e administração imediata da medicação preventiva.

 

O tratamento consiste na ingestão de dois comprimidos, por 28 dias seguidos e sem interrupção.

 

Segundo especialistas, quanto antes a pessoa iniciar o tratamento, maiores são as chances de garantir o efeito do medicamento e impedir a instalação do vírus no organismo.



Criado em 25/07/2016 - 18:03 e atualizado em 25/07/2016 - 15:03