Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2016: região Norte ainda não tem candidatos registrados

O candidato a prefeito, a vice-prefeito e a vereador tem até 15 de

Há 15 dias do fim do prazo do registro de candidaturas para as eleições municipais, nenhum candidato da região Norte procurou os Tribunais Regionais Eleitorais para fazer o registro.

 

Em todo o país, o número total é considerado baixo. São 847, sendo 797 para vereador, 25 para prefeito e 25 para vice-prefeito.

 

Nas últimas eleições municipais, foram mais de 480 mil candidaturas. Sendo que 66% delas foram registradas no último dia de prazo.

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, alerta para o perigo de judicialização, caso o candidato deixe para a última hora.

 

Quando se fala em eleições municipais, o registro é feito da seguinte forma: o Juiz eleitoral local analisa o pedido. Em caso de negativa, o candidato pode recorrer ao respectivo TRE e depois ao TSE. As impugnações também podem ocorrer por parte do Ministério Público, partidos políticos, coligações ou até adversários. Nesses casos, os candidatos concorrem com o registro sub judice. Caso a impugnação seja confirmada, os votos dados ao candidato são anulados, mesmo que tenham sido suficientes para elegê-lo.



Criado em 01/08/2016 - 17:54 e atualizado em 01/08/2016 - 14:59