Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: denúncia anônima resulta na maior apreensão de quelônios

Na operação também foram apreendidos 668 quilos de manta de pirarucu

No Amazonas,  226 quelônios capturados ilegalmente foram resgatados da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, no município de Beruri, que fica a 173 quilômetros de Manaus.

 

Também foram apreendidos no local 668 quilos de manta de pirarucu. De acordo com informações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a fiscalização foi feita por uma equipe composta por diversos órgãos ambientais a partir de uma denúncia anônima. Os quelônios e as mantas seriam vendidos na cidade.

 

A ação, coordenada pelo gestor da RDS, Cristiano Neves de Oliveira, foi realizada na última sexta-feira (23). Quatro pessoas foram presas. Elas contaram à Polícia que estavam há oito dias pescando ilegalmente na reserva. Segundo o Ipaam, após verificar as boas condições de saúde dos quelônios, a equipe devolveu os animais à natureza. As mantas de pirarucu foram doadas a moradores da RDS.

 

A reserva engloba quatro municípios amazonenses e possui quase dois milhões de hectares. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a pesca ilegal é comum na área.

 

Devido à extensão da unidade de conservação, muitos pescadores acreditam que não serão flagrados pela fiscalização.

 

O Jornal da Amazônia 2ª edição desta quarta-feira (28) traz ainda informações sobre a paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil. A liberação de mercadorias nos portos de Belém e Barcarena, no Pará, está comprometida. O porto de Vila do Conde, em Barcarena, é um dos maiores do Brasil e um dos principais responsáveis pela exportação de minérios como a alumina. A paralisação relâmpago foi decidida em reunião nessa terça (27). Os trabalhos devem voltar ao normal na sexta-feira. A ação cobra a aprovação do Projeto de Lei 5.864/16, que trata da valorização do cargo de Auditor Fiscal e do reajuste salarial.



Ambientalistas denunciam ameaça a sítio de desova de quelônios no PA

Criado em 28/09/2016 - 19:16 e atualizado em 28/09/2016 - 16:17