Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hemocentros adotam novas regras para doações

Objetivo é evitar transmissão de zika e chikungunya

O Jornal da Amazônia Segunda Edição desta quarta-feira (14), traz informações sobre novas regras que devem ser adotadas nos hemocentros. A partir de agora, que quiser doar sangue, vai ter que passar por uma triagem clínica. O objetivo é prevenir a transmissão do zika vírus e da febre chikungunya por meio de transfusão sanguínea.

 

Um questionário clínico realizado antes da doação vai trazer perguntas como se o doador teve sintomas ou diagnóstico das doenças ou se esteve recentemente em locais com número elevado de casos registrados. A medida está prevista em uma nota técnica assinada pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, divulgada nessa segunda-feira.

 

A decisão foi baseada nas evidências recentes de transmissão do zika e da chikungunya pelo sangue e da transmissão do zika pelo contato sexual com portadores do vírus. Com isso, uma série de requisitos deve ser adotada na triagem de doadores pelos serviços de hemoterapia de todo o País.

 

A partir desta nova orientação, quem for diagnosticado com um dos vírus ficará impedido de doar sangue por um período de 30 dias após a recuperação completa. Aqueles que tiveram contato sexual com alguém diagnosticado com zika, nos últimos 90 dias, deverão esperar ao menos 30 dias, após o último contato sexual, para doarem sangue. Já os moradores de regiões com alta incidência do vírus podem sofrer uma restrição de tempo maior para poder fazer a doação.



Criado em 14/09/2016 - 16:58 e atualizado em 14/09/2016 - 13:58