Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: fundação convoca voluntários para teste de vacina contra dengue

Duzentas pessoas já foram vacinadas, os interessados em colaborar com

Moradores de Manaus estão sendo convocados pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado para participar voluntariamente dos testes de vacinas contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo pelo Instituto Butantan.

 

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), a fase de teste da vacina na capital amazonense iniciou em junho e os participantes estavam sendo escolhidos por sorteio.

 

Duzentas pessoas já foram vacinadas, os interessados em colaborar com os estudos devem se apresentar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio, localizada no bairro Amazonino Mendes, zona norte da cidade.

 

No local, os voluntários serão orientados sobre todos os procedimentos e vão assinar um termo de livre consentimento. A convocação é voltada, principalmente, para os moradores dos bairros Cidade Nova, Mutirão e Novo Aleixo, que estão localizados na área geográfica onde a vacinação já foi iniciada.

 

Para ser voluntário é preciso ter de 2 a 59 anos. Menores de idade devem ter autorização dos pais. Não podem participar dos testes grávidas, pessoas com doenças crônicas, como câncer, que fazem uso de altas doses de corticoide ou com baixa imunidade.

 

Quem quiser tirar dúvidas sobre o estudo ou agendar uma visita pode ligar para os números 99342-8407 e 99383-3407. Cerca de mil e duzentos voluntários devem ser vacinados em Manaus. Eles serão acompanhados por um período de 5 anos, para verificar a eficácia e a duração da proteção da vacina. De acordo com a Susam, a Fundação de Medicina Tropical  é um dos 14 centros de pesquisa escolhidos, no Brasil, para executar esta que é a terceira e última fase dos estudos sobre a vacina, antes que ela possa ser submetida para registro à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância em Sanitária.



Criado em 27/09/2016 - 16:40 e atualizado em 27/09/2016 - 17:16