Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ibama fecha porto em Manaus por falta de licença ambiental

Porto privatizado foi embargado nesta quinta (6), durante Operação

O porto privatizado de Manaus tem até domingo (9) para retirar todas as embarcações da orla do Rio Negro e encerrar suas atividades. O porto foi embargado nesta quinta-feira (6) durante a Operação Ajuricaba realizada, desde o início da semana, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

 


A ação tem o objetivo de verificar a regularidade ambiental de grandes instalações portuárias da capital amazonense e o transporte de produtos perigosos, derivados de petróleo, visando a prevenção de acidentes ambientais decorrentes de vazamento de óleo.

 

 

A fiscalização verificou que o Porto Privativo estava funcionando sem licença ambiental e sem o chamado Plano de Emergência Individual (PEI), que visa ações de resposta em caso de vazamento de óleo, como explica o chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama no Amazonas, Geandro Pantoja.  Ele informou que se reuniu com representantes do Porto Privativo, na manhã desta sexta-feira (7), e disse que, caso o porto adote os procedimentos para regularizar a situação, o embargo poderá ser suspenso.

 

 

A Operação Ajuricaba também esteve nesta semana no porto privado Chibatão, onde houve um vazamento de óleo, no último dia 1°, durante manobra de transferência de derivados de petróleo de uma balsa para outra. A fiscalização verificou que a documentação da empresa está regularizada, mas que as medidas adotadas para conter o derramamento dos resíduos no Rio Negro não estavam adequadas.

 

 

O Ibama e o  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estão fazendo um levantamento dos possíveis danos ambientais causados pelo acidente, para que o porto seja autuado posteriormente. A fiscalização termina neste sábado (8) e conta com a colaboração do Ipaam, do Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado e da Capitania dos Portos.

 

 

Ouça também no Jornal da Amazônia 2ª Edição desta sexta-feira: Servidores são investigados por desvios na Universidade Federal do Pará; procissões do Círio começam hoje, com o traslado da imagem nazarena para Ananindeua. 

 

 

O Jornal da Amazônia 2ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h20.

 



Criado em 07/10/2016 - 18:13 e atualizado em 07/10/2016 - 15:13