Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tocantins é estado com maior ausência na segunda aplicação do Enem

Dados do Inep apontam o AM na 5ª colocação entre as abstenções

O Tocantins aparece como um dos estados com o maior número de ausências na segunda aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu neste final de semana. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam o estado na 5ª colocação entre as abstenções. Dos 3.070 inscritos quase 42% não compareceram no primeiro dia de provas e 43% se ausentaram no segundo dia.

 

Em toda a Amazônia foram 17.428 inscritos. No primeiro dia, mais de 7.000 candidatos não compareceram aos locais de provas. No segundo dia esse número subiu para 7.300. Os candidatos que fizeram o Enem, nesse fim de semana, fariam as provas nos dias 5 e 6 de novembro. Mas a avaliação foi adiada. Isso porque alguns endereços onde aconteceriam as provas foram ocupados por estudantes, contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos, por 20 anos.

 

Foram analisadas ainda outras situações que permitiram a segunda aplicação, como o caso da Universidade Federal do Estado do Pará (Ufopa), que foi incluída, de forma indevida, na lista de unidades ocupadas. Com isso, apenas 211 candidatos fizeram as provas no mês passado. Nos últimos dias 3 e 4, 1.200 pessoas puderam participar.

 

Em todo o país, foram registradas oito ocorrências por descumprimento às regras do edital como portar equipamento eletrônico e ausência antes do horário permitido. O gabarito oficial do Enem vai ser divulgado, nesta quarta-feira (7), na página do Inep no portal.inep.gov.br. Quem quiser também pode usar o aplicativo para smartphone Enem2016. O resultado está previsto para 19 de janeiro de 2017. 

 

Outros destaques desta edição do Jornal da Amazônia 2ª edição: Governo do Maranhão decreta luto pela morte do poeta Ferreira Goulart; Justiça Federal mantém suspenso o licenciamento da Usina Hidrelétrica Teles Pires; Milhares de pessoas participaram, nesse domingo, de manifestações em defesa da Operação Lava-Jato e contra a corrupção. 

 

O Jornal da Amazônia - 2ª edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 12h20, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 10h20, na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).



Jovens universitários contam como foi passar pelo Enem

Criado em 05/12/2016 - 18:48 e atualizado em 05/12/2016 - 16:51